PENTECOSTES 2023 – “Espírito Santo, ajuda-nos a repartir”

FAÇA A SUA OFERTA PELO PIX ( QR CODE ou chave: e-mail: arquidiocesemanaus448@gmail.com

Acesse os cântigos e roteiro da missa neste link

PENTECOSTES 2023
A Arquidiocese de Manaus realizará, no dia 28 de maio, a Celebração do Pentecostes, uma das mais importantes expressões de fé da Igreja Católica. O evento será realizado no Sambódromo e, como nos anos anteriores, são esperados mais de 50 mil fiéis católicos. Em Manaus, o Pentecoste reúne os fiéis em um local amplo para juntos celebrarem uma das festas mais importantes da igreja católica.  A Solenidade de Pentecostes é um fato marcante para toda a Igreja, pois nela tem início a ação evangelizadora para que todas as nações e línguas tenham acesso ao Evangelho e à salvação mediante o poder do Espírito Santo de Deus.

Nessa celebração somos convidados e enviados para professar ao mundo a presença d’Ele (Espírito Santo) e invocarmos a efusão do Espírito para que renove a face da terra e aja com a mesma intensidade do acontecimento inicial dos Atos dos Apóstolos sobre a Igreja, sobre todos os povos e nações.

Programação – A partir das 15h ocorre a acolhida dos fiéis, com música e reflexões a respeito do tema proposto que vem reforçar a temática trabalhada na Campanha da Fraternidade – Fraternidade e Fome. O ponto alto do evento é a missa solene que acontecerá às 17h, presidida pelo arcebispo Cardeal Leonardo Steiner e com a presença de seu bispo auxiliar, bispos eméritos e da maioria dos padres e diáconos atuantes na arquidiocese.

Doação de Alimentos – Todos são convidados a doar 1kg de alimento não-perecível que serão arrecadados pela Cáritas de Manaus, a fim de distribuir aos que se encontram em vulnerabilidade social, em situação de fome.

Organização – O evento conta com a colaboração de centenas de pessoas distribuídas em diversos serviços como: ornamentação, acolhida, liturgia, logística, animação, arrecadação de alimentos, coleta, divulgação/comunicação, dentre outros.

Educadores Ambientais – Também teremos a atuação dos Educadores Ambientais, equipe composta por agentes de pastoral dos Setores Parque 10 e  Padre Pedro Vignola, e Pastoral do Migrante. Ao mesmo tempo que cuidarão da limpeza e manutenção do local, orientarão os participantes sobre a destinação do lixo, sobre o cuidado com o meio ambiente, em sintonia com a Laudato Si, no contexto da Ecologia Integral e o Sínodo para a Amazônia

Convidamos você para esse importante momento de fé!

Vigília de Pentecostes