
ENTRADA DA BANDEIRA
É bonita demais, é bonita demais
A mão de quem conduz a bandeira da paz
1. É a paz verdadeira que vem da justiça, irmão É a paz da esperança que nasce de dentro do coração
2. É a paz da verdade, da pura irmandade, do amor Paz da comunidade que busca a igualdade, ô, ô, ô!
3. Paz que é graça e presente na vida da gente de fé Paz do onipotente, Deus na nossa frente, Javé (Axé)
ENTRADA DA BANDEIRA DO DIVINO
1. Os devotos do Divino Vão abrir sua morada Pra bandeira do menino Ser bem-vinda, ser louvada, ai, ai
2.Deus nos salve esse devoto Pela esmola em vosso nome Dando água a quem tem sede Dando pão a quem tem fome, ai, ai
3.A bandeira acredita Que a semente seja tanta Que essa mesa seja farta Que essa casa seja santa, ai, ai
4.Que o perdão seja sagrado Que a fé seja infinita Que o homem seja livre Que a justiça sobreviva, ai, ai
5.Assim como os três reis magos Que seguiram a estrela guia A bandeira segue em frente Atrás de melhores dias, ai, ai
6.No estandarte vai escrito Que ele voltará de novoQue o rei será bendito Ele nascerá do povo, ai, ai
ENTRADA DE NOSSA SENHORA
Mãe das vocações, escuta os filhos teus Intercede por nós a Deus.
Mãe das vocações, escuta os filhos teus Intercede por nós a Deus.
1. Que aprendamos a pedir, intercede por nós. Operários para a messe, intercede por nós. E em cada comunidade, intercede por nós. Uma nova vocação. Roga por nós, roga por nós, intercede por nós.
2.Que a Igreja, num só corpo, intercede por nós. Seja unida na oração, intercede por nós. Partilhe testemunhos, intercede por nós. De vocações: agora é a hora. Por nós, roga por nós, intercede por nós.
Mãe das vocações, escuta os filhos teus Intercede por nós a Deus.
Mãe das vocações, escuta os filhos teus Intercede por nós a Deus.
3. Que sejamos seguidores, intercede por nós. E também propagadores, intercede por nós.
Uma Igreja em saída, intercede por nós.Que defende a fé e a vida, roga por nós, roga por nós, intercede por nós.
REFRÃO ORANTE
Vem, vem, vem! Vem Espírito Santo de amor!
Vem a nós, traz a igreja um novo vigor!
COMENTÁRIO INICIAL:
Celebremos com viva alegria a solenidade de Pentecostes. O Espírito do Senhor desceu sobre nós e nos congregou na mesma fé e numa só família. O universo todo se renova com a presença do Espírito criador e unificador, o qual nos leva a respeitar e valorizar toda a obra criada por Deus.
ENTRADA
Estaremos aqui reunidos, como estavam em Jerusalém,
pois só quando vivemos unidos, é que o Espírito Santo nos vem.
1. Ninguém para esse vento passando, ninguém vê, e ele sopra onde quer. Força igual têm o Espírito quando faz a Igreja de Cristo crescer.
2. Feita de homens a Igreja é divina, pois o Espírito Santo a conduz, como um fogo que aquece e ilumina, que é pureza, que é vida, que é luz.
3. Sua imagem são línguas ardentes, pois o Amor é comunicação. E é preciso que todas as gentes saibam quanto felizes serão.
4. Quando o Espírito espalma suas graças, faz dos povos um só coração. Cresce a Igreja onde todas as raças um só Deus, um só Pai louvarão.
RITOS INICIAIS
Pr: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T: Amém
Pr: A graça e a paz de Deus, noso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco.
T: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
ATO PENITENCIAL
Pr: Em Jesus Cristo, o justo, que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso espirito ao arrependimento para sermos menos indignos de aproximar-nos da mesa do Senhor. Cantemos, manifestando nosso arrependimento.
Solo: Senhor, tende piedade
Dos corações arrependidos
Assembleia:
Tende piedade de nós Tende piedade de nós
Tende piedade de nós Tende piedade de nós!
Solo: Jesus, tende piedade
Dos pecadores, tão humilhados
Solo: Senhor, tende piedade
Intercedendo por nós ao Pai
HINO DE LOUVOR
Glória a Deus nas alturas. E paz na terra aos homens por Ele amados (2x)
1. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso, nós vos louvamos, vos bendizemos, vos adoramos, vos glorificamos, nós vos damos graças, por vossa imensa glória.
2. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito. Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai, vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós, vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai tende piedade de nós.
3. Só vós sois o Santo, só vós o Senhor, só vós o altíssimo Jesus Cristo, com o Espírito Santo na glória de Deus Pai, na glória de Deus Pai. Amém.
ORAÇÃO:
Pr.: Oremos – Ó Deus, que pelo mistério da festa de hoje, santificais a vossa Igreja inteira, em todos os povos e nações, derramai por toda a extensão do mundo os dons do Espírito Santo, e realizai agora no coração dos fiéis as maravilhas que operastes no início da pregação do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
T: Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
REFRÃO MEDITIVO
Desça como a chuva a tua Palavra/ Que se espalhe como orvalho /Como chuvisco na relva/ Como aguaceiro na grama. Amém.
PRIMEIRA LEITURA – (At 2,1-11)
Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava.
Moravam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo. Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua.
Cheios de espanto e admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus? Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? Nós que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus na nossa própria língua!”
– Palavra do Senhor.
T: Graças a Deus.
SALMO 104
Enviai o vosso Espírito, Senhor. (Bis) E da terra toda a face renovai! (Bis)
1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor!/ Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande!/ Quão numerosas, ó Senhor são vossas obras! Encheu-se a terra com as vossas criaturas!
Enviai o vosso Espírito, Senhor. (Bis) E da terra toda a face renovai! (Bis)
2. Se tirais o seu respiro, elas perecem/ e voltam para o pó de onde vieram;/ enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais.
3. Que a glória do Senhor perdure sempre,/ e alegre-se o Senhor em suas obras!/ Hoje seja-lhe agradável o meu canto,/ pois o Senhor é a minha grande alegria!
SEGUNDA LEITURA – (1Cor 12, 3-7.12-13)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: Ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo. Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos.
A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo.
De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito.
– Palavra do Senhor.
T: Graças a Deus.
SEQUÊNCIA
A nós descei, divina luz! (Bis) em nossas almas acendei o amor, o amor de Jesus! (Bis)
1. Vinde, Santo Espírito, e do céu mandai luminoso raio, luminoso raio! Vinde, pai dos pobres, doador dos dons, luz dos corações, luz dos corações! Grande defensor, em nós habitai, e nos confortai, e nos confortai! Na fadiga pouso, no ardor brandura, e na dor ternura, e na dor ternura!
A nós descei, divina luz! (Bis) em nossas almas acendei o amor, o amor de Jesus! (Bis)
2. Ó luz venturosa, divinais clarões, encham os corações, encham os corações! Sem um tal poder, em qualquer vivente nada há de inocente, nada há de inocente! Lavai o impuro e regai o seco, sarai o enfermo, sarai o enfermo! Dobrai a dureza, aquecei o frio, livrai do desvio, livrai do desvio!
3. Aos fiéis, que oram com vibrantes sons, dai os sete dons, dai os sete dons! Dai virtude e prêmio e no fim dos dias eterna alegria, eterna alegria! Aleluia! Aleluia! Aleluia! (Bis) Aleluia! Aleluia! Aleluia! (Bis)
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!
Vinde, Espírito Divino,/ e enchei com vossos dons/ os corações dos fiéis;/ e acendei neles o amor/ como um fogo abrasador!
PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Jo. 20,19-23)
O Senhor esteja convosco.
T: Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
T: Glória a vós, Senhor.
Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.
Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo.
A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.
-Palavra da Salvação.
T: Glória a vós, Senhor.
HOMILIA
PROFISSÃO DE FÉ
PRECES DOS FIÉIS
Pr.: Irmãos e irmãs, ao Deus do céu, de quem recebemos o Espírito Santo, rezemos (cantemos).
Resposta da prece: Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.
LITURGIA EUCARÍSTICA
Comentário ( procisão das oferendas ):
O Espírito de Deus converte as oferendas do pão e do vinho em corpo e sangue de Cristo e nos torna sempre mais unidos na fraternidade e no amor.
APRESENTAÇÃO DOS DONS
I – Uma só será a mesa
Solo: Ô, ô, ô, ô! Ô, ô, ô, ô! Ô, ô, ô, ô, ô!
Coro: Ô, ô, ô, ô! Ô, ô, ô, ô! Ô, ô, ô, ô, ô!
1. Quando os pés o chão tocarem/ Para a dança começar;/ quando as mãos se entrelaçarem/ Vida nova há de brotar.
2. Toma, ó Pai, o amor perfeito/ Pelo rio, a mata, a flor…/ Que o índio traz no peito:/. É louvor ao Criador! Uma só será a mesa, / Terra-mãe será o altar. / O sustento, a natureza, / Em milagres, vai nos dar!
3. Eis aqui, Senhor, as dores/ Deste Cristo-Povo-Irmão. / Sejam hinos seus clamores/ Na defesa de seu chão.
4. Nova Terra nós sonhamos/ Onde todos têm lugar. / Os direitos nós buscamos:/ Vida, pão, respeito, lar…
5. Povos todos, terra inteira/ Te pertencem, ó Senhor! / Que os males e as fronteiras/ Deem lugar ao Pleno Amor.
II – PÃO QUE OUTRORA ERA TRIGO
1.Pão que outrora era trigo,/ Plantado no seio da terra./ Mãe-terra. Mãe-terra./ Vi o caboclo roçando, preparando a terra,/ Lágrima, suor, sangue e chuva fertilizam o chão.
A fé que transforma a terra, que dá/ a força, o trabalho, a união no lutar/ Consagram também Cristo-Hóstia neste santo altar./ A fé que nos une e nos faz caminhar,/ Emana essa força, o sentido de amar/ Consagro com fé Cristo-Vida neste santo altar.
2. Vinho que outrora era uva,/ Nos cachos da linda parreira,/ Vinho novo na páscoa da ceia vem nos alegrar./ Vi o caboclo plantando, semente na terra/ Em mutirão o ato vivo de comunhão.
3. Vejo a vida que temos,/ Firmada na lida, no sonho./ Dividir pão, justiça, alegria, Libertar dia-a-dia./ Vejo a colheita crescendo, partindo o chão,/ Quero ver sobre a mesa a fartura, a partilha do pão. Canto
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
Pr.: Concedei-nos, ó Deus, que o Espírito Santo nos faça compreender melhor o mistério deste sacrifício e nos manifeste toda verdade, segundo a promessa do vosso Filho. Que vive e reina para sempre.
T. Amém!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V
Pr: O Senhor esteja convosco.
T: Ele está no meio de nós.
Pr: Corações ao alto.
T: O nosso coração está em Deus.
Pr: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
T: É nosso dever e nossa salvação.
Pr: Na Verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Para levar à plenitude os mistérios pascais, derramastes, hoje, o Espírito Santo prometido, em favor de vossos filhos e filhas. Desde o nascimento da Igreja, é ele quem dá a todos os povos o conhecimento do verdadeiro Deus; e une, numa só fé, a diversidade das raças e línguas. Por essa razão, transbordamos de alegria pascal e aclamamos a vossa bondade cantando a uma só voz…
SANTO
Santo, Santo, Santo Senhor Deus do Universo. O céu e a terra, proclamam a vossa glória.
Refrão: Hosana nas alturas, Hosana! (bis)
Bendito aquele que vem em nome do Senhor. (bis)
Pr.: Senhor, vós que sempre quisestes ficar muito perto de nós,vivendo conosco no Cristo, falando conosco por ele, mandai vosso Espírito Santo, a fim de que as nossas ofertas se mudem no Corpo e no sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.
As.: Mandai vosso Espírito Santo!
Pr.: Na noite em que ia ser entregue, ceando com seus apóstolos, Jesus, tendo o pão em suas mãos, olhou para o céu e deu graças, partiu o pão e o entregou a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.
Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente e o entregou a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
Tudo isto é mistério da fé!
As:Toda vez que se come deste pão, toda vez que se bebe deste vinho, se recorda a paixão de Jesus Cristo e se fica esperando sua volta!
Pr.: Recordamos, ó Pai, neste momento, a paixão de Jesus, nosso Senhor, sua ressusrreição e ascensão; nós queremos a vós oferecer este pão que alimenta e que dá vida, este vinho que nos salva e dá coragem.
As.: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
Pr.: E quando recebemos pão e vinho, o Corpo e Sangue dele oferecidos, o Espírito nos num só corpo, para sermos um só povo em seu amor.
As.: O Espírito nos una num só corpo!
Pr.: Protegei vossa Igreja que caminha nas estradas do mundo rumo ao céu, cada dia renovando a esperança de chegar junto a vós, na nossa paz.
As.: Caminhemos na estrada de Jesus!
Pr.: Dai ao santo padre, o papa (…), ser bem firme na fé, na caridade, e a (…), que é bispo desta Igreja, muita luz para guiar o seu rebanho
As.: Caminhemos na estrada de Jesus!
Pr.: Esperamos entrar na vida eterna com a Virgem Maria, Mãe de Deus e da Igreja, os apóstolos e todos os santos, que na vida soubream amar Cristo e seus irmãos.
As.: Esperamos entrar na vida eterna!
Pr.: A todos os que chamastes para a outra vida na vossa amizade e aos marcados com o sinla da fé, abrindo vossos braços, acolhei-os. Que vivam para sempre bem felizes no Rrino que para todos preparestes.
As.: A todos dai a luza que não se apaga!
Pr.: E a nós, que agora estamos reunidos e somos povo santo e pecador, dai forças para construirmos juntos o vosso reino, que também é nosso.
Por Cristo, com Cristo, em Cristo, avós Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
As.: Amém!
Pr.: O Senhor nos comunicou o seu Espírito. Com a confiança e a liberdade de filhos e filhas, digamos juntos:
As.: Pai nosso que estais nos céus…
Pr.: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo salvador.
As.: Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre.
ORAÇÃO PELA PAZ
Pr.: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
As.: Amém.
FRAÇÃO DO PÃO
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,
Tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,
Tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,
Dai-nos a paz.
COMUNHÃO
I- CANTAR A BELEZA DA VIDA
1. Cantar a beleza da vida/ presente no amor sem igual. / Missão do teu povo escolhido. / Senhor, vem livrar-nos do mal.
Vem dar-nos teu Filho, Senhor, / Sustento no pão e no vinho, / E a força do Espírito Santo/ unindo teu povo a caminho.
2. Falar do teu Filho às nações/ vivendo como Ele viveu:/ Missão do teu povo escolhido. / Senhor, vem cuidar do que é teu!
3. Viver o perdão sem medida,/ servir sem jamais condenar:/ Missão do teu povo escolhido./ Senhor, vem conosco ficar!
4. Erguer os que estão humilhados,/ Doar-se aos pequenos, aos pobres:/ Missão do teu povo escolhido. / Senhor, nossas forças redobre!
5. Buscar a verdade, a justiça,/ nas trevas brilhar como luz:/ Missão do teu povo escolhido./ Senhor, nosso passo conduz!
6. Andar os caminhos do mundo,/ Plantando o teu Reino de Paz:/ Missão do teu povo escolhido,/ Senhor, nosso passo refaz!
7. Fazer deste mundo um só povo,/ fraterno, a serviço da vida:/ missão do teu povo escolhido,/ Senhor vem nutrir nossa lida.
II – A MESA TÃO GRANDE
1. A mesa tão grande e vazia de amor e de paz, de paz! Aonde há o luxo de alguns alegria não há, jamais! A mesa da Eucaristia nos quer ensinar, á, á, que a ordem de Deus, nosso Pai, é o pão partilhar.
Refrão: Pão em todas as mesas, da Páscoa a nova certeza: /: a festa haverá e o povo a cantar, aleluia! (bis)
2. As forças da morte: a injustiça e a ganância de ter, de ter. Agindo naqueles que impedem ao pobre viver, viver. Sem terra, trabalho e comida, a vida não há, não há. Quem deixa assim e não age, a festa não vai celebrar.
3. Irmãos, companheiros na luta, vamos dar as mãos, as mãos. Na grande corrente do amor, na feliz comunhão! Irmãos! Unindo a peleja e a certeza, vamos construir, aqui na terra o projeto de Deus: todo o povo a sorrir!
4. Que em todas as mesas do pobre, haja festa de pão, de pão. E as mesas dos ricos, vazias, sem concentração, de pão! Busquemos aqui, nesta mesa do Pão redentor, do céu, a força e a esperança que anima o povo de Deus!
5. Bendito o Ressuscitado, Jesus vencedor, ô, ô, no pão partilhado, a presença Ele nos deixou, deixou! Bendita é a vida nascida de quem se arriscou, ô, ô, na luta pra ver triunfar, neste mundo, o amor!
III – SENHOR VEM DAR-NOS
1. Senhor, vem dar-nos Sabedoria, / Que faz ter tudo como Deus quis/ E assim faremos da Eucaristia/ O grande meio de ser feliz.
Dá-nos, Senhor, esses dons, essa luz/ e nós veremos que Pão é Jesus!
2. Dá-nos, Senhor, o Entendimento, / Que tudo ajuda a compreender:/ Para nós vermos como é alimento/ O pão e o vinho que Deus quer ser.
3. Senhor, vem dar-nos Divina Ciência, / Que, como o eterno, faz ver sem véus. / Tu vês por fora, Deus vê a essência, / Pensas que é pão, mas é nosso Deus.
4. Dá-nos, Senhor, o Teu conselho, / Que nos faz sábios para guiar. / Homem, mulher, jovem e velho/ Nós guiaremos ao Santo Altar.
Dá-nos, Senhor, esses dons, essa luz/ e nós veremos que Pão é Jesus!
5. Senhor vem dar-nos, a fortaleza, / A santa força da oração. / Só quem vencer vai sentar-se à mesa:/ Para quem luta Deus quer ser Pão.
6. Dá-nos, Senhor, filial piedade, / A doce forma de amar, enfim, / Para que amemos quem, na verdade, / Aqui amou-nos até o fim.
7. Dá-nos, enfim, Temor sublime, / De não amá-los como convém:/ O Cristo-Hóstia, que nos redime, / O Pai celeste que nos quer bem
RITOS FINAIS
Pr:. O Senhor esteja convosco.
T: Ele está no meio de nós
Pr: Deus, o Pai das luzes, que hoje iluminou os corações dos discípulos, derramando sobre eles o Espírito Santo, vos conceda a alegria de sua bênção e a plenitude dos dons do mesmo Espírito. T: Amém.
Pr: Aquele fogo, descido de modo admirável sobre os discípulos, purifique os vossos corações de todo o mal e vos transfigure em sua luz. T: Amém.
Pr: Aquele que na proclamação de uma só fé reuniu todas as línguas vos faça perseverar na mesma fé, passando da esperança à realidade. T: Amém.
Pr: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. T: Amém
IMACULADA
Imaculada Maria de Deus,
coração pobre acolhendo Jesus.
imaculada maria do povo,
mãe dos aflitos que estão junto à cruz.
1. Um coração que era sim para a vida, um coração que era sim para o irmão. Um coração que era sim para deus:
reino de deus renovando este chão.
2. Olhos abertos pra sede do povo, passo bem firme que o medo desterra. Mãos estendidas que os tronos renegam, Reino de Deus que renova esta terra!
3. Faça-se, ó Pai, vossa plena vontade: que os nossos passos se tornem memória, do amor fiel que Maria gerou: Reino de Deus atuando na história.
CANTO FINAL
1. Nesses campos, nessas matas, nesses lagos e igarapés; Nesses rios, planaltos e serras, planícies e vales vão anunciar; No lombo de um belo cavalo, de barco, ou canoa, De remo na proa atender Teu chamar.
Sou missionário, sou povo de Deus. Sou índio, caboclo, mestiço fazendo da vida a missão; Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão. (bis) Ô, ô, ô, ô, ê, ê de um Deus que é irmão.
2. Jesus Cristo, nosso guia anima o nosso caminhar; Nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar, que é preciso fazer opção pelo irmão peregrino que foi esquecido e por ele lutar.
3. Somos filhos da Igreja do norte; missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos; Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas nas flores no chão.