Paróquia São Francisco das Chagas acolhe seu novo pároco, Frei Paulo Xavier

Às 19h deste sábado, (02/04), na igreja São Francisco das Chagas, localizada no bairro Colônia Oliveira Machado, foi realizada a missa de acolhida de Frei Paulo Xavier (OFMCap) que tomou posse como novo pároco. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, contando também com a presença de vários presbíteros pertencentes ao setor Maria Mãe da Igreja – Região Episcopal Nossa Senhora dos Navegantes, com a participação na assembleia dos Freis da Custódia dos Frades Menores Capuchinhos do Amazonas e Roraima, além familiares e amigos de Frei Paulo provenientes da paróquia São Sebastião, a qual atuava anteriormente como pároco.

Após a procissão de entrada, Dom Leonardo deu as boas vindas a todos e pediu para que todos padres presentes se apresentassem e convidou Pe. Geraldo Bendaham, antigo pároco, a fazer a leitura da previsão de posse de Frei Paulo que logo após realizou o juramento de fidelidade diante da assembleia.  Ao fim da homilia, Dom Leonardo agradeceu à comunidade pelo bom acolhimento do novo pároco e também aos serviços realizados pelo Pe. Geraldo e Pe. Rubson, pelos trabalhos realizados também. “Nós batemos à porta dos Frades Capuchinhos que aceitaram o desafio de conduzir uma paróquia de São Francisco que assim que nos ajudaram em São Sebastião, vão nos ajudar aqui também”, comentou o arcebispo.

Na sequência, deu-se início ao rito propriamente dito com a renovação das promessas sacerdotais, seguida da profissão de fé diante do altar e o recebimento de alguns símbolos que caracterizam o exercício do pároco nas comunidades, como: o óleo do batismo, a estola e as chaves do sacrário. Antes da benção final, foi realizada a assinatura da ata de posse do novo pároco, seguida da leitura da ata de posse, realizada pelo Pe. Rubson, oficializando assim a posse de Frei Paulo Xavier que, em suas palavras de agradecimento, desejou que todos possamos juntos tecer a rede do comprometimento e da paz e encerrou o discurso apresentando sua família presente e lembrando como foi sua chegada à Manaus quando chegou do município de Amaturá.