Salesianas dos Sagrados Corações

Salesianas dos Sagrados Corações

COMUNIDADE INSTITUTO FILIPPO SMALDONE

End.: Av. Tóquio, 100, Quadra 11 – Campos Elíseos/Planalto • CEP 69.011-970 –
Manaus-AM
Fone: (92) 3238-8914 (residência) / (92) 3238-8877 (escola)
E-mail: filipposmaldoneam@gmail.com

Sobre a Congregação

Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações teve a sua origem na Itália pelo padre Filippo Smaldone, em 1885, na cidade de Lecce, com a finalidade de fazer conhecer o amor misericordioso de Deus aos marginalizados de seu tempo, considerando como missão fundamental a evangelização, educação, reabilitação e integração dos surdos.

Em 1972, a Congregação envia para o Brasil na cidade de Belém do Pará, o primeiro grupo de irmãs para iniciarem o trabalho junto com os surdos do Brasil. A obra foi crescendo e ficando conhecida em outros estados.

Um grupo de pais de crianças surdas da cidade de Manaus foi até Belém para conhecer as instalações do Instituto Filippo Smaldone e mais precisamente para convidar as irmãs para levarem o Instituto para Manaus.

Assim, em 1984, Deus une para sempre a história das Filhas de Filippo Smaldone com o povo amazonense. Com a ajuda do Arcebispo de Manaus Dom Milton Corrêa Pereira, o governador Gilberto Mestrinho e um grupo de pais, foi possível realizar este sonho e conseguiram um local provisório na Rua Frei Lourenço, 33, bem no centro da cidade, para dar início às atividades escolares no dia 15 de fevereiro de 1984, com 8 alunos matriculados.

A abertura oficial foi no dia 04 de junho de 1984 com uma missa celebrada pelo capuchinho Frei Mansueto.

Com a crescente procura de vagas, o local tornou-se pequeno, além de ser um imóvel alugado, o que impeliu a instituição de procurar um novo local para construir a sede própria.

A Congregação recebeu a doação de um terreno feito pela Construtora Flávio Espírito Santo no Bairro Planalto, na Av.: Tókio nº. 100 Conj. Campos Elíseos e em 1988 iniciou-se a construção da nova sede, que foi construída através de uma campanha realizada na Itália denominada “Projeto Amazonas” e também através de várias promoções que foram realizadas como: feijoadas, bingos, sorteios, noite italiana e outros.

Em 1989 o Instituto já contava com um número de 95 alunos que começaram a estudar na nova sede inaugurada somente em fevereiro de 1990. O ensino é feito em regime de externato e semi-internato.

Em dezembro de 1994 sai o reconhecimento do Instituto Filippo Smaldone como escola de Educação Especial, dada pelo Conselho Estadual de Educação.

Em 2008 com a reformulação do PPP – Projeto Político Pedagógico, o Instituto apresenta ao Conselho Estadual de Educação, uma nova proposta para iniciar o Ensino Regular na Educação Infantil.