Marinha do Brasil firma apoio na procissão Fluvial de São Pedro pelo terceiro ano consecutivo

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 23/6, entre a comissão organizadora da 77a. Procissão Fluvial de São Pedro e a Marinha do Brasil, foi novamente firmada a parceria, cedendo o navio NAsH Oswaldo Cruz – U 18, para levar a imagem de São Pedro e a equipe celebrativa na tradicional procissão pelas águas do Rio Negro, no próximo dia 29 de junho. Este é o terceiro ano consecutivo que a Marinha do Brasil apoia este grande evento de fé e devoção ao padroeiro dos pescadores.

Sob o tema “Com São Pedro cuidamos das águas e dos lares”, a festa deve contar com dezenas de embarcações dos pescadores devotos de São Pedro que acompanharão esta procissão seguindo o navio NAsH Oswaldo Cruz – U 18 e acompanhando a condução realizada pela equipe celebrativa, com a presença do bispo auxiliar de Manaus, Dom Hudson Ribeiro.

Neste ano, a procissão terreste terá início na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Educandos, às 14h30; seguindo em direção ao Terminal Pesqueiro, de onde partirá a procissão fluvial. Após o retorno ao terminal, por volta das 17h, uma procissão terrestre seguirá para a Paróquia São Francisco das Chagas, onde será celebrada a Santa Missa Solene.

_______________________

No período da tarde, aconteceu uma visita técnica para conhecer a embarcação e alinhar a ornamentação do navio e a instalação dos equipamentos de som para o momento da procissão fluvial.

Sobre o navio*

O navio de Assistência Hospitalar Oswaldo Cruz – U 18, é o primeiro navio a ostentar esse nome em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz na Marinha do Brasil. É utilizado para realizar missões de atendimento médico-odontológico às populações ribeirinhas da Região Amazônica. Foi projetado e construído pelo AMRJ – Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, Ilha das Cobras, Rio de Janeiro, de acordo com as mais avançadas técnicas de Engenharia Naval, e com um índice de nacionalização de 98%. Teve sua construção ordenada em 20 de janeiro de 1982, sendo lançado ao mar em 11 de julho de 1983 e realizou sua primeira comissão de assistência hospitalar as populações ribeirinhas da região amazônica entre 4 e 15 de fevereiro de 1985.

O navio é operado pela Marinha do Brasil integrando a frota fluvial na Amazônia Ocidental, sendo usado como uma unidade básica de saúde itinerante, levando consultas, exames e medicamentos para comunidades ribeirinhas isoladas e povos originários de difícil acesso na região

Visita técnica ao

*Fonte: https://www.naval.com.br/ e Marinha do Brasil

Gostou? Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram

Comentários