Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente chama atenção para desafios que afetam o planeta, como a poluição, as mudanças climáticas e o descarte inadequado de resíduos. Para a Igreja Católica, a proteção da natureza está ligada à fé e ao compromisso com a vida, uma vez que a criação é vista como um dom de Deus confiado aos cuidados da humanidade.
O Presidente da Comissão de Ecologia Integral da Arquidiocese de Manaus, Frei Paulo Xavier, destaca que esse entendimento está presente na encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, que propõe uma visão de ecologia integral. Segundo ele, a preservação ambiental também envolve justiça social, cuidado com as pessoas e a construção de uma cultura de paz.
“Dentro da criação, no livro dos Gênesis, nós encontramos o olhar de Deus, e Deus viu que tudo é bom. Por isso, essa questão se conecta exatamente com o cuidado, com a natureza, com a justiça social. E aqui a natureza é vista como a casa comum. E se a casa é comum, ela é casa de todos, e se é casa de todos, então o olhar se desdobra nessa questão do amor, do cuidado, da proteção”, explicou Frei Paulo Xavier.
Na Amazônia, os desafios ambientais fazem parte da realidade cotidiana. Poluição dos igarapés, descarte irregular de lixo e desperdício de recursos naturais estão entre os problemas que afetam diretamente a população. A integrante da Comissão de Ecologia Integral, Marcela Amazonas, ressalta que a conscientização precisa se transformar em atitudes concretas, desde a redução do desperdício até o consumo mais responsável no dia a dia.
A participação da nossa igreja, o envolvimento direto da nossa igreja na questão ambiental tem um impacto positivo tremendo, a redução dos resíduos gerados, a economia da energia com a transição energética, muitas igrejas adotando energia solar, o consumo consciente da água. Isso tudo afeta, o pouco gera muito na questão ambiental quando todos se envolvem.
Dados da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA) mostram que cada brasileiro produz, em média, mais de um quilo de lixo por dia. Quando descartados de forma inadequada, esses resíduos contaminam rios e solos, favorecem a proliferação de doenças e contribuem para alagamentos e outros problemas urbanos.
Para a Comissão de Ecologia Integral, o Dia Mundial do Meio Ambiente é um convite à mudança de hábitos e ao compromisso permanente com a preservação da Casa Comum. A Igreja defende que atitudes simples, como economizar água, evitar desperdícios e cuidar dos espaços públicos, podem contribuir para a proteção da natureza e para a construção de um futuro mais sustentável para as próximas gerações.
Colaboração: Rafaella Amorim
