Encontro de Ecoteologia acontece pela primeira vez na Arquidiocese de Manaus

Entre os dias 13 e 15 de setembro, a Arquidiocese de Manaus recebe pela primeira vez o Encontro de Ecoteologia em sua 4ª edição que será realizado juntamente com a I Semana Teológica e Filosófica da Faculdade Católica do Amazonas (FCA). A abertura do evento aconteceu na noite desta quarta-feira (13/09) no auditório do Centro de Treinamento Maromba, reunindo seminaristas, estudantes, professores, teólogos(as), filósofos(as), religiosos(as) e lideranças leigas, vindos da Amazônia e de outras regiões do Brasil.

O encontro tem como tema “Ecoteologia Amazônica: Ecos da Esperança” é uma parceria da Rede Eclesial Pan-Amazônia (REPAM-Brasil), com a Arquidiocese de Manaus, a Faculdade Católica do Amazonas, o Regional Norte I e a Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A mesa de abertura contou com a participação do Cardeal Leonardo Steiner, Presidente do Regional Norte I e Arcebispo da Arquidiocese de Manaus; Dom José Ionilton, Secretário da REPAM Brasil e Bispo da Prelazia de Itacoatiara; Pe. Hudson Ribeiro, Diretor da FCA e Ir Irene Lopes, Assessora da Comissão Especial Episcopal da Amazônia (CEA) e Diretora Executiva da REPAM.

De acordo com os organizadores, o evento tem como objetivo de refletir, a partir de uma perspectiva Ecoteológica, sobre as necessárias e estratégicas contribuições da teologia para a superação das múltiplas violências, conflitos e disputas que ameaçam a Amazônia e reanimar as resistências pautadas na esperança evangélica.

O encontro pretende aproximar- se um pouco mais da realidade local, dando continuidade ao caminho iniciado em 2017 para refletir sobre questões relacionadas à Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco na Querida Amazonia e aprofundar as reflexões teológicas para qualificar o trabalho das organizações, comunidades e missionários que atuam na Amazônia brasileira.

Nesta edição, a programação conta com rodas de conversa, painéis, oficinas, lançamento de livros, apresentação de pesquisas e trabalhos acadêmicos, além de um momento cultural. As atividades ocorrerão na Faculdade Católica do Amazonas e no Maromba Centro de Formação, em Manaus.