COMIPA de São Bento realiza encontro com crianças da Infância e Adolescência Missionária

O grande dia tão esperado pelo Conselho Missionário Paroquial (COMIPA) da Paróquia de São Bento chegou nesta sábado (16/10) o dia do Primeiro Encontro com as crianças convidadas a participar da Infância e Adolescência Missionária (IAM). Cada criança representando uma comunidade das 12 que formam o corpo da Paróquia sob o Pastoreio do Pároco Padre Ornello Tonini.

A Pontifícia Obra da IAM tem sua data de fundação em 19 de maio de 1843. Foi quando Dom Carlos Augusto Maria José de Forbin-Janson, então bispo de Nancy (França), sensibilizou se com a realidade descrita pelos missionários que evangelizaram na China, com os quais possuía estreita ligação desde a adolescência.

Para atender ao pedido dos missionários, Dom Carlos convocou as crianças da França para ajudar outras crianças. Com essa inquietação missionária, o bispo conversou com Paulina Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. Assim, as crianças francesas comprometeram-se em rezar uma Ave-Maria por dia pelas crianças da China e a ajudá-las com uma moeda ao mês, expressão de caridade cristã e solidariedade universal.

E neste sábado (16/10), seis crianças representantes de suas comunidades aceitaram de imediato esse chamado de Jesus a serem pequenos missionários da esperança aqui na Cidade Nova, e a estarem sempre com pensamento em oração por todos os missionários e missionárias que doam suas vidas ao Reino de Deus saindo em missão além-fronteira por todos os continentes.

A Paróquia de São Bento, que faz parte do Setor Padre Pedro Vignola, se rejubila de alegria por esse momento ímpar de missionariedade. Com a força do Espírito Santo, apoio do Pároco e caminhando numa sinodalidade com todos os assessores e assessoras da IAM da Arquidiocese de Manaus sob a coordenação da Ir.Silvana, foi possível dar esse primeiro passo.

Que Jesus Missionário do Pai esteja sempre tomando a todos pela mão e nos ensinando a sermos missão.

O COMIPA de São Bento devido a Pandemia ficou paralisado por um tempo. Tudo estava muito incerto, ninguém sabia quem e quantos do grupo iriam sobreviver frente a onda devastadora que se instalou em Manaus, inclusive com falta até do Oxigênio no início do ano de 2021.

Como uma forma de reanimar o grupo e acompanhar a situação de cada um, o COMIPA resolveu se lançar na aventura de se reunir ‘online’ em alguma plataforma que fosse possível de forma gratuita.

Na primeira reunião, a maioria escolheu continuar as formações, e o tema escolhido foi ‘Espiritualidade missionária’. Foi convidado Padre Braz para ser o facilitador do encontro, que se deu de forma bem dinâmica, uma vez que as atividades foram distribuídas entre os agentes presentes, dentre elas a oração inicial, final, canto, relatoria.

No final foi combinada a próxima reunião, entendendo que precisávamos, além de estudar e pensar a Espiritualidade da Missão, ir além, ir para ação concreta. Surgiu a ideia de resgatar a obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM), que há anos passados havia na Paróquia.

Foram convidadas então as agentes envolvidas na IAM da Com. Santa Rita para partilhar a experiência e refletir junto ao grupo as causas da não continuidade do trabalho. A Partilha de experiências foi riquíssima, o grupo sentiu que precisaria de apoio, assessoria e formação sobre a IAM. Desde então, um Grupo de Trabalho do COMIPA São Bento foi criado para estudar a IAM e pensar no Projeto de Implantação da IAM na Paróquia de São Bento.

No dia 06 de Março de 2021 as 16hs pela Plataforma Google Meet, o Conselho Missionário Paroquial- São Bento reuniu-se juntamente com assessora Hellen Prestes, por indicação da Coordenadora Ir.Silvana Carvalho da Obra da Infância e Adolescência Missionária, e a coordenadora Solange Salviano, da Comunidade Santa Rita de Cássia, para tratar sobre tema “A Infância e Adolescência Missionária”

Texto colaboração: Mercy Soares

Fotos: Arquivo COMIPA