Arquidiocese de Manaus

ALEAM homenageia a Fazenda Esperança de Manaus pelos 20 anos de fundação

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realizou uma Sessão Especial em homenagem aos 20 anos da Fazenda da Esperança de Manaus, nesta terça-feira (28), no plenário da Casa, às 11h45 da manhã. A sessão foi proposta pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT) e aprovada de maneira unânime pelos parlamentares.

Referência no tratamento de dependentes químicos e alcoólicos há 20 anos em Manaus, a entidade ligada à Igreja Católica atende, atualmente, 460 internos na área masculina e 40 mulheres, na área feminina. Nesses anos de história já foram ajudadas, aproximadamente, 20 mil famílias, conforme informações da própria Fazenda.

Entre as estratégias definidas para o tratamento está a laborterapia, bem como a convivência e espiritualidade. Em 12 meses, o paciente vive diversas etapas. No primeiro momento aprende um novo estilo de vida e, aos poucos, assume novas responsabilidades.

“Essas técnicas que aplicamos buscam restabelecer o prazer e também o bem-estar em viver, mostrando que é possível se sentir realizado e feliz sem o consumo de drogas, no seu dia a dia, por meio do trabalho, da proximidade com a palavra de Deus e a própria convivência entre eles, resultando em uma promissora reinserção à sociedade”, contou o coordenador regional da Fazenda da Esperança, Padre Vinicius Esch Gouveia.

A Fazenda da Esperança tem 156 unidades espalhadas pelo planeta e está presente em 24 países. No Brasil possui unidades em todos os Estados. No Amazonas está com 8. As principais atividades de laborterapia desenvolvidas em Manaus são aviárias, suinocultura, cultivo de hortaliças, árvores frutíferas, panificação, fabricação de doces diversos e artesanatos.

No evento estiveram presentes, além dos citados acima, o fundador da Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel, o cofundador da Fazenda da Esperança Manaus, Dom Mário Pasqualotto, desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas, Vânia Maria do Perpétuo Socorro, o defensor público do Estado do Amazonas, Thiago Rosas, secretário executivo de Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Emerson José Rodrigues de Lima, Secretária da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Jane Mara Moraes, bem como os acolhidos e demais convidados.

Para o deputado estadual Sinésio Campos, o trabalho da Fazenda é fundamental para a promoção do ser humano e deve ser apoiado, ainda mais, pela sociedade amazonense. “Esta casa sempre prestou o apoio à Fazenda da Esperança como, por exemplo, com emendas parlamentares. Todos os anos estou dando um apoio de 200 mil reais à associação. A Fazenda também precisa ser mais conhecida pelos empresários, que podem ajudar fomentando suas atividades. Entendo que se combate as drogas com alternativas saudáveis, sem o uso do julgamento e violência. A Fazenda da Esperança devolve aos acolhidos o verdadeiro sentido da vida”, finalizou o Sinésio.

As pessoas interessadas em se voluntariar podem entrar em contato com a Fazenda da Esperança Manaus, por meio do telefone (92) 99417-0555.

Informações e fotos: Assessoria de Comunicação Aleam

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *