Paróquia São Sebastião celebra a festa do padroeiro com missa transmitida pelas redes sociais

A Paróquia São Sebastião e São Francisco de Assis realizou a festa do santo padroeiro São Sebastião, que neste ano trouxe como tema “Cristo é a nossa Paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2, 14a). A programação dos festejos teve inicio no dia 11 e finalizou nesta quarta-feira (20/01) com a celebração presidida pelo arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, concelebrada pelo pároco, Frei Paulo Xavier; pelo Frei Carlo Maria custódio dos Frades Menores Capuchinhos do Amazonas e Roraima; e Frei Regivaldo.

Esse ano, em virtude da pandemia, não houve a tradicional procissão percorrendo as principais ruas do Centro de Manaus até retornar ao Largo São Sebastião, onde geralmente é realizada a missa campal tendo o Teatro Amazonas como cenário. Até mesmo as celebrações durante o novenário, foram transmitidas pelas redes sociais da paróquia, sempre às 18h, de modo evitar a aglomeração de fiéis e a proliferação do covid-19 que assola a nossa capital.

“Este ano é um ano singular, nós fomos convidados para estar em casa, para acolher essa celebração em nosso lar como família e agradecemos de coração sua presença aqui conosco Dom Leonardo”, disse Frei Paulo. “Mais uma vez não tive a oportunidade de participar de uma procissão muito significativa na nossa igreja particular, mas estamos aqui para expressar nossa fé e devoção à São Sebastião de uma outra maneira, recordando a dor do nosso padroeiro e lembrando do sofrimento de tantas famílias da capital e interior que estão sofrendo com a falta de oxigênio e lutando por um leito nos hospitais”, completou Dom Leonardo.

Durante a homilia, Dom Leonardo comentou sobre as leituras do evangelho ressaltando a paz, a justiça e a fidelidade da nossa fé, principalmente nestes momentos de dificuldade. “Olhemos para São Sebastião, ele sempre flechado, sempre doído, mas seus olhos sempre contemplando os céus. Ao celebrar nosso querido padroeiro, nós somos levados a meditar a fidelidade da nossa fé e, nos momentos de discórdia e dificuldade, nosso olhar tem que estar voltado à Jesus, especialmente nós devotos, buscando a justiça e a paz que vem de Deus”, comentou o arcebispo.

Antes da benção final, Dom Leonardo agradeceu ao serviço realizado pelos irmãos Capuchinhos na arquidiocese, aos irmãos que ajudaram na transmissão, à equipe de música e a todos que acompanharam de casa. “É sempre tão bonito e profundo festejar os nossos mártires, àqueles que caminharam ao encontro da morte sem deixar Jesus, caminharam ao encontro da morte seguindo o sinal da fé, o sentido mais profundo de toda a sua vida, que sempre se deixou guiar pelo evangelho e pela pessoa de Jesus”, disse Dom Leonardo no final da celebração, ao dar a benção com a relíquia de São Sebastião.

Fotos colaboração: Pascom São Sebastião