Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Seminário celebra o encontro das Pastorais Sociais do Regional Norte 1

Entre os dias 16 e 18 de junho, aconteceu no Centro de Treinamento Maromba, o Seminário Regional das Pastorais Sociais, reunindo coordenadores e representantes de oito, das nove igrejas do Regional Norte 1, com o objetivo de proporcionar uma troca de experiências, além de fortalecer as diversas pastorais sociais (Pastorais da Família, da Criança, do Migrante, da Saúde, da Pessoa Idosa, da Solidariedade, Indigenista, DST/AIDS, Carcerária, e etc) que fazem parte do Regional Norte 1.

Frei Olávio Dotto, Assessor das Pastorais Sociais da CNBB (vindo diretamente de Brasília) e Dom Adolfo Zon, bispo de Alto Solimões (Benjamin Constant, Tabatinga, Atalaia do Norte) e referencial das Pastorais Sociais do Regional Norte 1, também estiveram presente durante os três dias coordenando e participando junto com os religiosos e leigos, com o intuito de refletir a pastoralidade e favorecer a comunhão entre as pastorais sociais, levando a um trabalho em rede.

Para Frei Dotto, o seminário foi um clamor das pastoriais e aponta um caminho que devemos tomar, enquanto igreja, para que todas se fortaleçam respeitando a individualidade de cada uma. “A nossa função é acompanhar as Pastorais Sociais e os Regionais da CNBB e, o que vivenciamos no Norte 1, é um momento de muita alegria, não só para partilharmos a vida, a missão, mas também se aticular melhor, trazer os desafios no sentido de ajudar a transformar e reestabelecer a dignidade das pessoas”, explicou o Frei.

De acordo com o diácono Franscisco Andrade, secretário executivo do Regional Norte 1, o evento vem sendo pensando ha meses para que tudo ocorresse reunindo o maior numero de pastorais possiveis. “Todo esse processo de organização começou em nossos encontros da Assembleia da CNBB em setembro do ano passado, o encontro era para ter acontecido em fevereiro, mas por uma questão de logistica e agendamento das pastorais não foi possivel, mas a partir desse primeiro encontro a perpesctiva que temos é que todos os anos a gente consiga ter um evento desse”, disse o diácono.

Segundo Dom Adolfo, o encontro serviu como uma espécie de entrosamento entre as pastorais e as ações que cada uma realiza e assim criar estruturas para que possam atuar em conjunto. “Nós convocamos esse encontro para fazer um conhecimento das pessoas que estão servindo a Igreja no campo social e ver como podemos nos integrar em certas ações que um sozinho não pode realizar, pois temos a dimensão assistencialista, a promocional, por isso não podemos só olhar o nosso quintal, temos dialogar, que encontrar parcerias e olhar além da igreja para fazer mudar as estruturas que muitas vezes nos oprime impedindo a realização do Reino no meio de nós”, comentou o bispo.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

1 Comentário em "Seminário celebra o encontro das Pastorais Sociais do Regional Norte 1"

avatar
Patricia Cabral
Visitante

Nosso primeiro encontro de Pastorais Sociais em nível de regional mais que traz um novo ardor para o bom andamento de nossas pastorais e que possamos a partir deste estreitar nossas distâncias e partilhar de nossas experiências.

wpDiscuz