Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Sínodo para a Amazônia

40 DIAS PELO RIO:

NAVEGANDO JUNTOS A BOA NOVA DE DEUS A CAMINHO DO SÍNODO AMAZÔNICO

É uma contribuição para a preparação daqueles que, em espaços eclesiais, estão em sintonia com o Sínodo amazônico, ou querem estaro. É uma ajuda para aqueles que vivem ou não no território, e para aqueles que foram convocados para participar no Sínodo e também para aqueles que não estarão no evento, mas querem estar em comunhão espiritual.

É um arquivo diário, ou carta de navegação, que é muito simples e convida a reflexão e oração, que oferece uma das leituras do dia (às vezes um fragmento) e contribui para uma simples reflexão associada ao Sínodo, convida contemplar uma imagem que ajude a conectar-se com a realidade amazônica e a buscar os convites pessoais e comunitários internos, e finaliza cada dia com uma citação de algum texto-chave do ensinamento da Igreja, de alguma reflexão do Papa Francisco, ou alguma outra fonte inspiradora.

São 40 dias, já que esse número reflete a busca pelo perfeito em Deus, ou seja, para nos prepararmos para que o que é de Deus inunde nossos corações e que o próprio do bom Espírito prevaleça nesse discernimento sinodal. É uma navegação pelos rios do interior de cada um nas águas das boas novas em direção ao Sínodo Amazônico, um percurso que começará no dia 27 de agosto e terminará no dia 5 de outubro às portas do começo da Assembleia do Sínodo.