Santo Estêvão Proto-mártir – 26 de Dezembro

Santo Estêvão Proto-mártir – 26 de Dezembro

Santo Estêvão é chamado Proto-mártir, por ser o primeiro mártir da história da Igreja. Seu martírio ocorreu entre o ano 31 e 36 da era Cristã.

Nos Atos dos Apóstolos encontramos um longo relato sobre o martírio de Estêvão, que foi um dos sete primeiros Diáconos, nomeados e ordenados pelos Apóstolos.

“Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Por isso, levantaram-se alguns representantes da Sinagoga e começaram a discutir com Estêvão, mas não puderam resistir à sua sabedoria e Espírito com as quais falava”.

Em um longo discurso, Estêvão evoca a história do povo de Israel, dizendo: “Homens de cerviz dura, incircuncisos de coração e de ouvidos, resistis sempre ao Espírito Santo. Vós sois como os vossos pais, que mataram os profetas. Vós recebestes a Lei, promulgada pelo ministério dos anjos, e não a guardastes”.

Ao ouvirem estas palavras, reagiram contra ele, com dente e unha. Mas ele, cheio do Espírito Santo, tendo os olhos fixos no céu, viu a glória de Deus e Jesus sentado à sua direita. E disse: “Vejo os céus abertos e o Filho do homem à direita do Pai”.

Com um grande clamor, fecharam os olhos e começaram jogar pedras nele. Levando-o para fora da cidade, foi apedrejado até morrer. No entanto, Estevão balbuciava as palavras: “Senhor Jesus, recebei meu espírito”. Depois, ajoelhando-se, gritou em alta voz: “Senhor, não lhes imputeis este pecado… e adormeceu”.

As testemunhas presentes depuseram seu manto aos pés de um jovem, chamado Saulo.

Fonte: Vatica News