Imaculada Conceição – 8 de Dezembro

Imaculada Conceição – 8 de Dezembro

A Imaculada Conceição é uma festa litúrgica da Igreja Católica celebrada no dia 8 de dezembro. A maternidade divina de Maria é base e origem de sua imaculada conceição. A razão de Maria ser preservada do pecado original reside em sua vocação: ser Mãe de Jesus Cristo, o Filho de Deus que assumiu nossa natureza humana.

A devoção à Nossa Senhora da Conceição  no Amazonas data de 1659, quando foi trazida pelos Missionários Carmelitas. Este ano, a veneração à Nossa Senhora da Conceição celebra 369 anos em terras amazônicas.

A Festa da Imaculada Conceição foi inscrita no Calendário Litúrgico da Igreja Católica em 1477, pelo Papa Sisto IV. Quanto ao Dogma da Imaculada Conceição, isto é, Maria concebida sem pecado (por isso imaculada), este foi proclamado em 8 de dezembro de 1854, pelo Papa Pio IX.

______________________________

Artigo – Maria, o Senhor é convosco!  –  Pe. Maicon A. Malacarne –  Vatican News

Depois de saudar Maria, a jovem menina de Nazaré, o anjo enviado por Deus disse: «o Senhor está contigo!» De fato, quando rezamos a Ave Maria, repetimos: «o Senhor é convosco». Aqui gostaria de rezar a solenidade de hoje, da Imaculada Conceição de Nossa Senhora (aqui na Itália, também feriado nacional).

Antes de tudo, Deus está com Maria! Antes de tudo, Deus está conosco! Deus vem primeiro! Não é difícil achar que antes vem o nosso esforço, a nossa vontade, a nossa perfeição! Mais uma vez, o evangelho lembra que não são os méritos humanos, mas a abertura para Deus que pode gestar uma vida nova para a humanidade.

Maria é Imaculada, primeiro, porque ouve Deus, porque recebe Deus, porque diz «sim» a Deus, porque acolhe o amor! Maria não é Imaculada porque apresentou uma cartilha com itens de perfeição, porque gabaritou uma prova de doutrina, mas porque foi mestra da vida cotidiana, na medida que entendeu que a vida era mais vida na vida de Deus! Maria é Imaculada porque, aberta para a vida, deu à luz ao amor!

«O Senhor está contigo» sempre que há espaço para Deus!
«O Senhor está contigo» é o convite a acolher o amor, porque Deus sempre ama primeiro!
«O Senhor está contigo» é viver o amor gerando mais amor para o mundo!
«O Senhor está contigo» é dar-se conta que Deus está sempre bem perto!
«O Senhor está contigo» sempre que tiver coragem de dizer «sim, estou aqui! Seja feita a vossa vontade!»
«O Senhor está contigo» é um convite a voltar para Maria, olhar para Maria!
Antes de tudo, não vem o pecado, vem a bênção, para uma vida abençoada! De fato, isso muda tudo!