Paróquia São Geraldo assume desafios apontados na X APA durante assembleia anual

Inspirados pelos desafios da 10.ª Assembleia Pastoral Arquidiocesana – APA lideranças das pastorais, ministérios e serviços das comunidades Cristo Rey e São Geraldo se reuniram em Assembleia de Pastoral da Paróquia, no último domingo (9/12). A abertura da Assembleia foi feita no encerramento da Santa Missa, presidida pelo pároco, padre Valdecir Mayer.

Padre Luis Espinel, vigário paroquial, fez uma reflexão da passagem sobre juízo final no capitulo 25, versículos de 31 a 46 do Evangelho de são Mateus refletindo sobre a caridade fraterna como missão de todos nós. Em seguida, o coordenador da comunidade Cristo Rey, Edney Manauara, fez uma apresentação dos desafios propostos pela APA.
A ação proposta pelos delegados foi de implementar alguns desafios a partir de três projetos: Missão de Evangelizar as Famílias; Missão na Política e Cidadania; e Missão pela Ecologia Integral.
No projeto Missão de Evangelizar as Famílias serão tratados o olhar para as famílias a partir da reorganização de grupos de vizinhanças no estilo das antigas comunidades eclesiais de base e assim fazer círculos bíblicos e as novenas em famílias, para ficarem mais próximos às mesmas. A paróquia também vai tratar da Evangelização da Juventude a partir da família, mapear a periferia da paróquia e trabalhar a caridade fraterna, além da superação da violência a partir do maior contato com as famílias.

No projeto Missão pela Ecologia Integral a paróquia irá ajudar na educação ambiental e no cuidado com nossa Casa Comum, bem como promoção de oficinas/cursos de hortas caseiras, jardinagem e promover plantio de árvores frutíferas, além da coleta seletiva nos encontros e a redução máxima de uso de descartáveis.

Já no projeto Missão na Política e Cidadania algumas das ações será o levantamento das associações comunitárias que tem no bairro, existem ao menos três. Ajudar na formulação de subsídios para o projeto Missão de Evangelizar as Famílias para informar os direitos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos. Foi feito desafio de como seria importantes os leigos assumirem as associações, lançar missionários na política para conselheiros tutelares e quiçá missionários para política representativa em eleições.

No final da assembleia foi feito um calendário de atividades e também montou-se um grupo para preparar os festejos de 70 anos da fundação da Igreja da Comunidade São Geraldo. Padre Valdecir Mayer pediu para que todas as equipe apresentem os projetos até a primeira reunião do Conselho Paroquial de Pastoral para efetivar a ação prática dos três projeto. Os delegados presentes gravaram um vídeo de parabenização pelos 40 anos de vida sacerdotal de Dom Sergio Castriani e uma mensagem final do pároco.

Por: Edney Manauara – Vice-Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação
Colaboração para o site da Arquidiocese de Manaus