Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro sedia lançamento de EP com músicas católicas

Toda a renda arrecadada será destinada à formação dos redentoristas, em Manaus.

A obra musical “Bebendo da Espiritualidade Redentorista” de autoria do Frater Sandro Afonso Duda será lançada no dia 7 de outubro, às 19 horas, na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na rua Inocêncio Araújo, número 44, no bairro Educandos, zona Sul. O EP (Extended Play) apresenta seis canções inspiradas na vida de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, escritor espiritual, compositor e músico. O trabalho tem a proposta de louvar o amor de Deus Redentor, e traduzir, na beleza das composições, o coração redentorista com seu dinamismo espiritual, carismático, pastoral, juvenil e missionário.

Compositor e integrante da banda Copiosa Redenção, o Frater Sandro explica que a ideia e incentivo de fazer o lançamento das músicas vieram da própria mãe. “Componho sem nenhum custo para as comunidades e até mesmo para as dioceses que não tem música sobre a vida do padroeiro ou de algum tema de festa religiosa. É um trabalho que gosto muito de fazer! Em 2016 tive um encontro em Fortaleza, no Ceará, com o compositor José Vicente, uma pessoa de grande referência da igreja, que também me deu orientações de como gravar um CD para crianças. Por outro lado minha mãe sempre insistiu nessa ideia de gravar esse material”, contou.

Com o trabalho musical sempre voltado para a vida do Santo, o Frater já compôs mais de 80 músicas, dessas seis vão fazer parte do EP gravado pelo Home Studio Max Ckley. “Marcha redentorista”, “Mãe do Belo Amor”, “Salve Rainha”, “Silenciar”, “Santo Afonso Homem de Fé” e “Em Nós Presente Está” fazem parte da produção. Sandro acrescenta ainda que cada canção traz elementos sobre a espiritualidade redentorista, “como por exemplo, a ‘Marcha Redentorista’ que fala um pouco sobre o trabalho dos leigos, da juventude missionária, das santas missões, mostrando que a congregação é ampla como missão, porque nós caminhamos junto com o povo de Deus”.

Toda a renda arrecadada com a venda do EP, pelo valor de 15 reais, será destinada para o projeto Amigos do Redentor. “Pensei, refleti e conversei com meus superiores, padre Ronaldo Mendonça e padre Amarildo Luciano, para que seja uma forma de ajudar na formação dos seminaristas redentoristas da Congregação em Manaus, que inclusive, ano que vem, vão completar 75 anos de presença aqui na Amazônia. Sou muito orgulhoso de ser e ver o grande trabalho que eles fazem, seja em missões, na mídia, nas paróquias ou na escrita. São verdadeiros homens de fé como eu digo em uma das canções”, finalizou.

*A sigla EP vem do inglês “extended play”, usada para um disco longo demais para ser single, geralmente com duas faixas, e curto demais para ser um LP, ou “long play”, de cerca de doze músicas.

Biografia musical

Frater Sandro Afonso Duda da Silva, aos 30 anos, é Missionário Redentorista, autor de um álbum de mais de 80 canções de vários ritmos musicais, com letras compostas para celebrações e encontros religiosos. Desde 2012 compõe e trabalha como intérprete musical. Membro por três anos como coralista do conservatório Associação de Música Pio X, em Jundiaí (SP), onde também fundou dois corais infantis, Cantar Criança e Nossa Senhora de Fátima. Já na cidade de Várzea Paulista, interior do Estado, criou o Coral Padre Jordão, hoje considerado referência. Em Fortaleza (CE), fundou o Coral Bom Jesus. Além de compartilhar trabalhos musicais com a comunidade Sopro de Vida, cujo carisma é a música sacra, gravando ainda a primeira versão de “Marcha Redentorista”, uma das músicas do primeiro EP.

Atendendo ao pedido do padre redentorista Marciano Vidal, que mora em Madrí, na Espanha, Pe. Marciano Vidal, CSSR, Sandro compôs junto ao seminarista Euler Tavares, de Parintins, 12 antífonas da Liturgia das Horas para celebrações do tempo litúrgico, de batismo, Natal e da vinda do Senhor.  Também auxiliou a compositora, irmã Mirian, em cursos de música no Maranhão e no Piauí, na área da mistagogia do canto, em 2012. Além dos anos estudados no conservatório de Música, fez o Curso Ecumênico de Formação e Atualização Litúrgico-Musical (CELMU).

Entre as suas composições que destacam-se pela universalidade estão: “Marcha Redentorista”, cuja canção, é bastante conhecida e tocada por vários Santuários e paróquias redentoristas espalhadas pelo Brasil em missas próprias da congregação; Hino da festa do padroeiro do Divino Pai Eterno em Trindade, no estado de Goiás, 2014.; Hino de São Jacinto da Diocese de Teófilo Antônio, em Minas Gerais, 2015; Hino Missionário da Semana Missionária realizada pelo Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) para a missão dos seminaristas do Regional Norte I, 2015; Hino dos Religiosos da Nova Geração Latino Americana,  em 2015, aprovado também para um grande encontro latino americano em Brasília (DF); Hino de Nossa Senhora da Saúde da paróquia de Nossa Senhora da Saúde, em Igaci, diocese de Palmeira dos Índios (AL), entre tantas outras produzidas para as comunidades carentes de outras igrejas do país.

Por: Naine Carvalho