Área Missionária Tarumã celebra 15 anos de fundação e a posse do novo pároco, Pe. Valdecir

A Área Missionária Tarumã (AMT), localizada no setor Padre Ruggero Ruvoletto – Região Episcopal N. Sra. Aparecida, esteve em festa na noite desta sexta-feira (15/11), para receber seu novo pároco, Pe. Valdecir Paulo Martins, Missionário Sacramentino de Nossa Senhora (SDN). A celebração, realizada na igreja da Comunidade São Pedro, situada à rua São João, 199 – Parque São Pedro, também foi em ação de graças pelo jubileu de 15 anos da AMT, tendo como presidente Dom José Albuquerque, bispo auxiliar de Manaus, concelebrada pelo Pe. Agnaldo Gomes Batista, recém empossado como pároco da Paróquia de N. Sra. de Guadalupe, que na ocasião estava representando o superior dos SDN.

Após o rito da procissão de entrada, o bispo fez a acolhida do novo padre e saudou a todos os presentes com muita alegria. Depois foi realizado a leitura do decreto de nomeação e, em seguida realizou-se a entrega das chaves da igreja, o primeiro dos três instrumentos que o pároco recebe para desempenhar bem a sua missão. Com o recebimento das chaves da igreja, o novo pároco assume diante do bispo e da assembleia, o compromisso de cuidar do povo de Deus e do templo material, desempenhando com verdadeira caridade e continua alegria, a sua vocação, procurando em tudo agradar a Cristo.

Logo após o canto de aclamação, Dom José entregou o evangelho ao pároco, o segundo dos três instrumentos, uma vez que é o seu dever anunciar a Palavra de Deus a todas as pessoas, sem distinção. Durante a homilia, o bispo comentou sobre as leituras proferidas e ressaltou a importância que, não só o padre é tem para a AMT, mas também como a AMT, que está aniversariando, pode ajudar o padre nesse novo desafio de ser o bom pastor, ser pai, ser amigo e, principalmente, colocar em prática, aquilo que o Senhor nos pede, a missão de evangelizar.

“Aqui na AMT percebemos que a Igreja é rica em serviços e ministérios. Ao longo desses 15 anos, marcados por tantas dificuldades e desafios, também conseguiram muitas conquistas caminhando juntos e, celebrar esses momentos faz bem para o coração. Por isso estamos aqui, para agradecer a Deus que nunca nos abandonou, fazendo lembrança dos padres e das irmãs que por aqui passaram e hoje estamos aqui ára dar posse ao padre Valdecir que tenho certeza que será um ministério muito fecundo e que vai enriquecer a vida eclesial mas, vocês tem que ajuda-los, pois o que seria do padre se não fosse o povo de Deus? Todos tem que se ajudar segunda a sua vocação porque na igreja não existe o mais importante ou o menos importante, todos tem seu valor”, disse Dom José.

Ao fim da homilia, a celebração continuou com a renovação das promessas sacerdotais, com o novo pároco sendo interrogando pelo bispo diante do público, após esse momento, conforme determina a disciplina da Igreja, o Pe. Valdecir realizou a profissão de fé, antes de iniciar seus trabalhos como pároco. A chave do sacrário, o terceiro instrumento, é entregue logo na sequência, o novo pároco ao recebê-las dirigiu-se até o sacrário, onde depois de abri-lo fez uma breve oração. E assim o rito da celebração seguiu normalmente, até a entrega do documento de nomeação, quando Dom José o declara empossado e o acolhe com um abraço fraternal.

Breve Histórico de caminhada

Nascimento: Alto Jequitibá – MG

Ordenação Diaconal – 10/12/06

Ordenação Sacerdotal -15/07/07