Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Área Missionária São Domingos Sávio

Área Missionária São Domingos Sávio

Informações

Padroeiro(a)Festa: 12/06
Telefones(92) 3348-2588
Emailsareamissionariasds@hotmail.com
AtendenteJordélia da Silva Gomes
ExpedienteSegunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30; aos sábados das 13h30 às 17h30.

Endereço

SetorSetor São José Leste - Região Episcopal N. Sra. dos Navegantes
EndereçoRua H – Qd 24, 23 – Armando Mendes

Comunidades Eclesiais

1. Comunidade São Domingos Sávio (matriz da área missionária) (Festa: 9 de março)
Av. Perimetral, esquina com a Rua I, Armando Mendes (em frente à praça)
Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: Terça-feira, às 18h30
Missa da Saúde: Terça-feira, às 19h.
Reunião da equipe litúrgica: sábado, às 17h.
Missa: Domingo, às 7h30 e às 19h.
Missa Sagrado Coração de Jesus: Toda primeira sexta-feira do mês, às 19h

2. Comunidade Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro)
Rua M, quadra 47, 39, Armando Mendes
Reunião da equipe litúrgica: Segunda-feira, às 19h
Adoração ao Santíssimo Sacramento: Quinta-feira, às 18h
Missa: Sábado, às 17h

3. Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz (Festa: 25 de junho)
Rua Bom Jesus, s/nº, Sítio Bom Jesus, Armando Mendes
Reunião da equipe litúrgica: Segunda-feira, às 19h
Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: Terça-feira, às 19h
Encontro da RCC: Quarta-feira, às 19h30
Terço dos Homens: Quinta-feira, às 19h
Missa: Domingo, às 9h

4. Comunidade Sant´Ana (Festa: 26 de julho)
Rua Di Gregório, 97, Comunidade da Sharp, Armando Mendes
Terço com as Famílias: Quinta-feira, às 19h
Adoração ao Santíssimo Sacramento: Quinta-feira, às 19h30
Reunião da equipe litúrgica: Sábado, às 19h
Missa: Domingo, às 17h
Missa Sagrado Coração de Jesus: Toda primeira sexta-feira do mês, às 19h

Informações Adicionais

Atendimento para Confissões e Aconselhamento:
Terça-feira, das 14h às 18h, na casa paroquial - Rua H, Quadra 24, Nº 23.

Breve Histórico

No início do segundo milênio muitas comunidades foram surgindo em Manaus, frutos de ocupações, num processo de crescimento da cidade de maneira desordenada. No bairro Armando Mendes existiam as comunidades São Domingos Sávio, Sant\'Ana e Nossa Senhora Rainha da Paz, que eram acompanhadas pelos padres Salesianos e pelas Irmãs Filhas de Sant´Ana. No bairro Zumbi dos Palmares as comunidades Nossa Senhora da Esperança, São Mateus, São Cristóvão, Nossa Senhora da Luz e Santíssima Trindade, eram acompanhadas pelas Irmãs Carmelitas, Irmãs da Divina Providência, Irmãos Maristas e padres salesianos. Ali existia um elo que ligava os ordenados, religiosos e os consagrados aos leigos, formando o corpo de uma Igreja viva e atuante.

Nesse período, foi firmado um Convênio de Cooperação Pastoral entre a Arquidiocese de Manaus e a Diocese de Vacaria, Rio Grande do Sul (RS). Naquela ocasião, o bispo de Vacaria, Dom Orlando Dotti, ouvindo os apelos da Igreja no Brasil, entrou em contato com Dom Luiz Soares Vieira, arcebispo de Manaus naquela época. Com o convênio firmado, os primeiros missionários começaram a chegar por aqui, como o Pe. Renê Antônio Zanandréa e o Pe. Ivaldo Grison, que assumiram o trabalho pastoral numa celebração realizada no dia 12 de março de 2000, presidida por Dom Luiz que, na ocasião, oficializou a criação da Área Missionária Zumbi/Armando Mendes, unindo as oito comunidades, em busca de um melhor acompanhamento pastoral.

Outros padres da Diocese de Vacaria também ajudaram a construir a história da área missionária: Pe. Dirceu Carra (2002), Pe. Nelson Pereira da Silva (desde 2003), Pe. Aurei Vieira Paim (2003) e Pe. Evanir Rosas (2006), vindo da Diocese de Passo Fundo, RS.

Novas comunidades foram surgindo, entre elas: Nossa Senhora Imaculada Conceição (Conjunto Castanheira), Comunidade Mamãe Margarida (Zumbi dos Palmares III) e Nossa Senhora Aparecida (Armando Mendes). O número de comunidades e a população cresciam continuamente, mas, o de sacerdotes e religiosos não. Então, pensando em organizar melhor o serviço pastoral, optou-se por dividir as comunidades existentes e buscar uma nova forma de organização. Em dezembro de 2007, a Área Missionária Zumbi/Armando Mendes deixou de existir. Em seu lugar, foram criadas a Área Missionária Santos Mártires e a Área Missionária São Domingos Sávio.

As comunidades São Domingos Sávio, Nossa Senhora Rainha da Paz, Sant’Ana e Nossa Senhora Aparecida, localizadas no bairro Armando Mendes, passaram a compor a Área Missionária São Domingos Sávio, que faz parte do Setor São José Leste, Região Episcopal Nossa Senhora dos Navegantes. E no dia 6 de fevereiro de 2008, Pe. Nelson Pereira da Silva foi nomeado o primeiro pároco dessa área missionária.

Atualmente, a coordenação geral da área é composta por sete pessoas e cada comunidade possui seu Conselho Comunitário Administrativo e o Conselho Comunitário Pastoral que se reúne mensalmente.

Diversas pastorais, movimentos e serviços, de forma conjunta, dão vida ao serviço de evangelização feito no local, entre eles: Pastoral do Batismo, Catequese, Pastoral do Dízimo, Liturgia e Canto, Visitação aos Idosos e Enfermos, Pastoral dos Coroinhas, Grupo de Adolescentes, Pastoral da Juventude, Casais Missionários, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e da Palavra, Renovação Carismática Católica, Terço dos Homens, Apostolado da Oração e o Grupo Movimento da Esperança. Cada um com sua metodologia de trabalho vão mobilizando os leigos, semeando a comunhão, a participação e a missão, fortalecendo as comunidades.

*Dados levantados em agosto de 2019