Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Ordenado mais um diácono permanente para a Arquidiocese de Manaus

 

Na manhã do dia 30 de outubro (domingo), Dom Mário Pasqualotto, bispo emérito de Manaus, presidiu a solenidade de ordenação diaconal de Ruzeval Rodrigues Cardoso, mais novo diácono permanente da Arquidiocese. A cerimônia aconteceu na Catedral Nossa Senhora da Conceição (Igreja da Matriz) e contou com a presença de familiares e amigos que vieram participar deste momento importante e único na caminhada religiosa do novo diácono que escolheu como lema de serviço “Eu não sou nada, apenas um instrumento, um pequeno lápis na mão do Senhor, com o qual Ele escreve aquilo que deseja”.

Antes de começar a cerimônia de ordenação, o semblante do acólito Ruzeval, era uma mistura de nervosismo com ansiedade, mesmo assim, ele fez questão de recepcionar com alegria a cada pessoa que se fez presente para prestigiar esse tão aguardado momento de sua caminhada, que ao chegar era recebido com um sorriso no rosto. “Hoje é o grande dia, o nervosismo faz parte, mas com fé em Deus tudo dará certo”, comentou entre um abraço e outro nos seus conhecidos. E, exatamente as 7h30, deu-se início à celebração, com a entrada da imagem de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da paróquia onde o novo diácono tem uma caminhada pastoral.

Após a procissão de entrada, a celebração seguiu normalmente e, após a leitura do Evangelho, o Pe. Sadi Cordeiro, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, apresentou o candidato à ordem do diaconato à Dom Mário Pasqualotto para iniciar o rito de ordenação diaconal, que é marcado pela prostração do candidato; oração consagratória de ordenação, realizada com a imposição de mãos do bispo; entrega das vestes diaconais, realizada pelos membros da família; entrega do livro do Evangelho; e a acolhida no presbitério, com o ósculo (abraço) da paz, gesto com o qual Dom Mário Pasqualotto e o clero presente acolheram o novo diacono.

Diácono tem que ser missionário, ajudar as pessoas a se aproximarem de Jesus, ajudar a comunidade, cativar os irmãos e viver uma vida de comunhão, pois só Jesus pode transformar a nossa vida e nos levar à conversão. Hoje nós queremos pedir pelo nosso irmão Ruzeval e todos os demais que estão aqui presentes, que possamos experimentar a alegria de estar com o Senhor e ter uma fé igual a de Zaqueu, que fez todo o sacrifício e tudo que esteve ao seu alcançe, para ter um encontro verdadeiro com Jesus”, comentou Dom Mário Pasqualotto em sua homilia.

Ao final da celebração, o novo diacono apresentou a sua familia e fez seus agradecimentos em tom de muito emoção. “Agradeço a todos os irmãos e irmãs que estão aqui hoje e aos que intercederam por mim durante toda a minha caminhada. Peço a oração de vocês para que todos nós possamos sempre ser conduzidos e orientados pela mão de Deus. Agradeço também a minha familia, minha mãe, minha esposa e meus filhos que sempre me apoiaram”, disse emocionado

Nunca desista dos seus sonhos, esse sempre foi o lema dele e agora estamos muito felizes porque ele esta começando uma nova fase da caminhada e esta realizando um sonho que ele sempre almejou, de servir a Deus sempre com muita fé”, disse a esposa Daniele.

page



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

1 Comentário em "Ordenado mais um diácono permanente para a Arquidiocese de Manaus"

avatar
Diac. Benedito Pedro Toledo de Oliveira
Visitante
Diac. Benedito Pedro Toledo de Oliveira

Deus o abençoe em tāo sublime missāo!

wpDiscuz