22ª Semana do Tempo Comum, Ano C
1. Leitura - 1Cor 2,10b-16
O homem psíquico não é capaz de conhecer o que vem do Espírito; ao contrário, o homem espiritual julga tudo.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios
Irmãos, o Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus. Quem dentre os homens conhece o que se passa no homem senão o espírito do homem que está nele? Assim também, ninguém conhece o que existe em Deus, a não ser o Espírito de Deus. Nós não recebemos o espírito do mundo, mas recebemos o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos os dons da graça que Deus nos concedeu. Desses dons também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com a sabedoria aprendida do Espírito: assim, ajustamos uma linguagem espiritual às realidades espirituais.
O homem psíquico — o que fica no nível de suas capacidades naturais — não aceita o que é do Espírito de Deus: pois isso lhe parece uma insensatez. Ele não é capaz de conhecer o que vem do Espírito, porque tudo isso só pode ser julgado com a ajuda do mesmo Espírito. Ao contrário, o homem espiritual — enriquecido com o dom do Espírito — julga tudo, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Com efeito, quem conheceu o pensamento do Senhor, de maneira a poder aconselhá-lo? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo.
Palavra do Senhor.
Salmo - Sl 144(145),8-9.10-11.12-13ab.13cd-14 (R. 17a)
R. É justo o Senhor em seus caminhos.
Misericórdia e piedade é o Senhor, *
ele é amor, é paciência, é compaixão.
O Senhor é muito bom para com todos, *
sua ternura abraça toda criatura. R.
Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, *
e os vossos santos com louvores vos bendigam!
Narrem a glória e o esplendor do vosso reino *
e saibam proclamar vosso poder! R.
Para espalhar vossos prodígios entre os homens *
e o fulgor de vosso reino esplendoroso.
O vosso reino é um reino para sempre, *
vosso poder, de geração em geração R.
O Senhor é amor fiel em sua palavra, *
é santidade em toda obra que ele faz.
Ele sustenta todo aquele que vacila *
e levanta todo aquele que tombou. R.
Evangelho - Lc 4,31-37
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
Naquele tempo, Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: “Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!
Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.
Palavras da Salvação