Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Agentes de Pastoral da Catedral Metropolitana participam de 3o. retiro

Neste dia 24, na casa de Retiro dos Capuchinhos, os agentes da Catedral Metropolitana de Manaus participaram do terceiro retiro espiritual com Padre Charles Cunha que trouxe como tema a GRATIDÃO (isso mesmo, em caixa alta pra chamar sua atenção leitor!), há quanto tempo você não agradece àquelas pessoas que te deram tantas alegrias, pela dedicação a você, pela confiança depositada em ti?

É caros irmãos e irmãs em Cristo, nosso cotidiano corrido, tantas atividades e pouco tempo para reconhecer e agradecer! Mas Deus é conosco e sempre dá um jeito de nos alertar para o caminho da felicidade.

No início da manhã começamos com o movimento do “abraçaço”, pois um abraço acolhedor pode representar muito pra quem o recebe, percebemos que muitos que estavam ali nunca se haviam abraçado.

Na sequência nosso pároco fez a leitura do trecho bíblico Lucas 17, capítulo 10, onde dez leprosos são curados e somente um volta para agradecer; “este leproso voltou glorificando a Deus, se jogou no chão aos pés de Jesus para agradecer, os outros nove nem voltaram! Aí esta pergunta ressoa, nós estamos no grupo dos nove? Quantas graças Deus já nos deu? Quantas destas graças geraram minha conversão, minha volta pra Jesus? Eu, na minha experiência de fé, no meu serviço a igreja, expresso minha gratidão como os nove ou como aquele que voltou? A minha experiência de fé é fruto de uma gratidão ou de outras coisas? Se não for por gratidão qualquer coisa lhe incomoda na igreja. Agora se estou na igreja por gratidão NADA me incomoda, porque eu estou aqui não por X ou Y, estou aqui porque sou grato a Deus e O sirvo de todo meu coração.” disse padre Charles. Todos recebemos graças de Deus, mas nem todos nós experimentamos a graça, e é dessa experiência que vem a gratidão. Nossos agentes, após trinta minutos solitários em oração, escreveram uma carta de agradecimento a Deus, alguns partilharam suas cartas, momento lindo e transformador, pois a gratidão nos leva a necessidade bondosa de compartilhar com os outros a graça recebida e experimentada dando sempre Glórias a Deus.

Padre Charles ainda ressaltou: “Quando a oração é das boas a gente acolhe o que Deus diz, pois chega ao nosso coração e dá vontade de fazer o que Deus quer; quantas vezes nós sabemos o que temos que fazer e não fazemos! Por quê? Porque ficou só na mente não tocou no coração, aí você sai deste retiro e não muda nada!”

Ao final participamos de uma Celebração Eucarística em uma linda capela todos saíram com um sentimento de felicidade e gratidão com Deus e os irmãos, e compromisso renovado na missão pastoral. Momentos de lazer fecharam a tarde com a integração de todos!

 

Por Fernanda Barros – Pascom Catedral- NSC


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz