5o. Congresso Missionário Nacional

“Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”
lema o “Corações ardentes, pés a caminho”

A Igreja do Brasil se prepara para viver o 5º Congresso Missionário Nacional, reunindo missionários e missionárias de todo o Brasil na Arquidiocese de Manaus (AM), entre os dias 10 a 15 de novembro, no Stúdio 5 – Centro de Convenções

A escolha da região Amazônica para receber o Congresso tem a intenção de descobrir novos caminhos de atuação missionária a partir da experiência evangelizadora da Igreja na Amazônia.

O congresso busca garantir a opção preferencial pelos pobres, como Igreja em saída nas periferias existenciais e geográficas, celebrando a caminhada missionária da Igreja no Brasil. 

  • POM apresenta Texto-base do 5º Congresso Missionário Nacional

Buscando motivar a articulação missionária em todas as regiões do Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias apresentam o Texto-base do 5º Congresso Missionário Nacional (5CMN), que será realizado de 10 a 15 de novembro de 2023, em Manaus (AM), com o tema: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”.

A preparação desse instrumento de trabalho ficou a cargo da direção das Pontifícias Obras Missionárias, que articulou um grupo de pessoas comprometidas com a reflexão missiológica na Igreja no Brasil. Ao longo dos próximos meses, os Regionais organizam seus encontros, buscando a participação de todas as pessoas que serão representantes e delegados de suas Igrejas locais no 5CMN. Isso se dará através de momentos de estudo e reflexão, individual e/ou comunitária do conteúdo do texto-base do Congresso, disponível neste link

Confira a programação do congresso que acontece de 10 a 15 de novembro.

Clique aqui

  • Semana Missionária antecede o evento

Durante os dias que antecedem o 5º Congresso Missionário Nacional, de 4 a 9 de novembro, a Arquidiocese de Manaus está organizando a Semana Missionária, com participantes de todo o Brasil. Os missionários e missionárias serão acolhidos na periferia urbana da cidade de Manaus e nas comunidades em contexto rural e ribeirinho, com o desafio da estiagem que é comum neste período. Além desses espaços geográficos, também deverão se encontrar com as periferias existenciais: migrantes, indígenas e povo em situação de rua.

Mais informações sobre o 5CMN no site www.pom.org.br/5cmn

  • Cardeal Leonardo Steiner nos convida a participar do evento de diversas formas.

Nosso arcebispo, Cardeal Leonardo Steiner, convida todos para o momento de preparação para o 5. Congresso Missionário Nacional que acontecerá no dia 22 de outubro, com momento de reflexão pela manhã e a caminhada à tarde, em todos os 13 setores da Arquidiocese de Manaus.