Em visita a Manaus, dom Heinrich Timmerevers, bispo de Dresde, destaca a alegria das comunidades

Dom Heinrich Timmerevers, bispo da diocese de Dresde-Meissen (Alemanha), está visitando a arquidiocese de Manaus. Acolhido pelo cardeal Leonardo Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus, o bispo alemão visitará diversas comunidades da arquidiocese: ribeirinhas, indígenas, comunidades da periferia da capital do Amazonas.

Nas visitas, ele irá conhecendo a realidade da Igreja da capital do Amazonas. Nas primeiras visitas que dom Henrique tem feito, ele tem destacado o modo da arquidiocese de Manaus engajar os leigos, o modo sinodal dos leigos participarem da vida das comunidades da arquidiocese de Manaus. Igualmente, o bispo alemão tem ressaltado a importância dos catequistas nas comunidades, e especialmente ressaltou a alegria das comunidades.

Uma visita que pode ajudar a descobrir elementos que fazem parte da caminhada da Igreja da arquidiocese de Manaus e que podem ser levadas e assumidas pela Igreja da diocese de Dresde-Meissen, e pela Igreja da Alemanha. Ele agradeceu o testemunho cristão das comunidades e animou àqueles que vivenciam sua fé nas comunidades da arquidiocese de Manaus a continuar nesse caminho de vivência do Evangelho e testemunho da fé.

O intercâmbio entre diversas realidades de Igreja é de grande importância e nos mostra a catolicidade, a universalidade da Igreja. Uma diversidade na vivência da fé que enriquece a caminhada de Igreja e que nos ajuda a entender que, mesmo nesses modos diversos de viver o Evangelho, é possível caminhar juntos, em sinodalidade.

Colaboração e fotos: Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários