Tríduo em honra a São Pedro encerra nessa sexta-feira na área externa da feira da Panair

Comunitários realizaram nessa quinta-feira (27/6), a 2° noite de Tríduo em honra a São Pedro, padroeiro dos pescadores. A ação religiosa e inédita aconteceu em meio a movimentada e tradicional feira de peixes na Orla da Panair, no bairro Educandos e foi acompanhada pelos trabalhadores locais.

Com o tema:  São Pedro, o Pescador, Frei Lucas Campos partilhou que São Pedro, que também era pescador, mudou de profissão ao receber o chamado de Jesus: “Ele aceitou segui-lo. Deixou tudo o que fazia por uma promessa. E quantos de nós seguimos Jesus a partir da sua promessa? São Pedro deve ser para nós esse modelo de salvação, de fé e de perseverança. Ao olharmos para o exemplo de São Pedro, vemos um homem simples que devagar foi compreendendo o seu chamado. Certamente não foi fácil para ele largar aquilo que ele tanto gostava, Mas ele acreditava no Deus de Israel. São Pedro soube muito bem cuidar do grupo e hoje mostra, também o cuidado que devemos ter. Rogo a Deus e a cada um que está aqui neste lugar, que trabalha e daqui tira o seu sustento, que Deus dê força, fortaleza e aumente ainda mais a sua fé. Creia sempre no dia esperançoso e feliz. Que a Virgem Maria os guarde de todos os perigos”, concluiu frei Lucas Campos

Frei Lucas Campos -ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap.)

No encerramento da segunda noite, os comunitários saíram em procissão com a imagem do Santo padroeiro abençoando todas as bancas da feira da Panair e refletindo sobre a importância do santo e seu exemplo de seguidor de Cristo, a quem foi confiada a chave da Igreja. A 1ª Noite de Tríduo, o tema refletido foi: A Vocação de São Pedro e foi realizada no Terminal Pesqueiro. Hoje a noite (28/6), será realizado o encerramento do Tríduo como o tema: São Pedro, ás 19h, na área externa da Feira da Panair

Programação da festa

Em 2024, o tema da 75ª Procissão Fluvial de São Pedro é “Promover a vida é cuidar da água”. Neste sábado (29/6) a programação inicia com a chegada do quadro de São Pedro no Terminal Pesqueiro, onde a equipe celebrativa embarca no Navio Rio Branco, da Marinha do Brasil, e os fiéis seguem para as embarcações de apoio. 

Às 15h, iniciará o percurso até próximo à Ponte Rio Negro e retorna para o Terminal Pesqueiro. Já no desembarque, todos seguem para a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro onde ocorrerá a missa presidida pelo bispo auxiliar, Dom Hudson Ribeiro.

Fotos: Flávia Horta – Jornalista

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários