Arquidiocese de Manaus realiza coletiva de imprensa sobre a Festa de Pentecostes 2024

Na manhã dessa quarta-feira (15/5), a Arquidiocese de Manaus apresentou a imprensa amazonense a programação para o Pentecostes 2024. A reunião aconteceu no auditório Mãe Paula, prédio da Cúria na capital. A festa desse ano traz o lema: “Todos Irmãos e Irmãs, no Espírito” (cf, Mt 23,8).

Padre Geraldo Bendaham, Dom Leonardo Steiner e Irmã Rosanna Marchetti

Dom Leonardo Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus, explicou que esse ano, a Arquidiocese de Manaus vai destinar parte das ofertas para o Rio Grande do Sul, estado que enfrenta grave calamidade pública devidos as fortes chuvas que atingem a região: “Nós já colocamos a disposição a possibilidade da contribuição da coleta da celebração. Nós vamos usar a coleta para as despesas, mas um tanto da coleta nós vamos enviar para o Rio Grande do Sul. Nós estamos acompanhando a tragédia ambiental que está a acontecer e nós queremos dar a nossa contribuição. No momento mais difícil da pandemia, nós recebemos muita solidariedade. E nós queremos agora também mostrar a nossa solidariedade para com os irmãos e irmãs que sofrem”, explicou Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus.

Dom Leonardo Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus.

Oferta antecipada pelo QR Code

A Arquidiocese de Manaus convida todos os fiéis que vão participar da celebração de Pentecostes a antecipar a oferta que seria feita durante a missa por meio do pix. Esta campanha de antecipação está sendo realizado por conta da dificuldade no acesso a internet no local do evento, que impede a realização de transferência de valores via aplicativo de banco.

Para fazer a oferta, basta abrir o aplicativo de seu banco, ir para o campo de transferência por Pix e fazer a leitura do QR Code (acima) ou colocar a seguinte chave-pix 92 981705597.

Doação de alimentos não perecíveis

Como gesto concreto, a igreja pede a doação de 1kg de alimento não perecível que, após arrecadados, serão destinados as famílias mais necessitadas. A Cáritas arquidiocesana será responsável por destinar as doações. Padre Geraldo Bendaham, coordenador arquidiocesano de pastoral, pede atenção aos fiéis quanto a data de validade do alimento que irão levar para o sambódromo da capital, pois na Festa de Pentecostes 2023, metade do que foi arrecadado estava fora do prazo: “Ele tem que ter validade para, assim, a gente fazer uma doação de qualidade. Tenho certeza que vocês vão caprichar na doação, pode trazer 1kg, 2kg ou mais de alimentos porque tem muita gente que realmente que está passando fome”, explicou padre Geraldo Bendaham, coordenador arquidiocesano de Pastoral.

Padre Geraldo Bendaham, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral.

Ecologia integral

A Festa de Pentecostes também realiza o gesto concreto da ‘Ecologia Integral’ com a participação do ‘Educadores Ambientais’, que são voluntários que irão orientar a todos os fieis sobre a destinação correta do lixo. Irmã Rosanna Marchetti, coordenadora de pastoral da arquidiocese, explicou que participou da formação desse grupo: “É muito importante entender que não é a equipe da limpeza. É a equipe que ajuda a uma conscientização ambiental que começa em Pentecostes no sentido que lá vão ter pessoas que vão orientar e entregar as sacolinhas para recolher as garrafas pet e o lixo de vários tipos. Mas isso tem que continuar nas nossas casas, nas nossas paróquias, ou seja, cuidar do ambiente, cuidar da nossa casa comum que é fundamental”, explicou Irmã Rosanna Marchetti, coordenadora de pastoral da arquidiocese.

Irmã Rosanna Marchetti, coordenadora de pastoral da arquidiocese

Dia de Pentecostes

A festa de Pentecostes esse ano será no próximo domingo, 19 de maio, no sambódromo de Manaus e terá os portões abertos a partir das 14h. O evento religioso que já é tradição no calendário da capital é a grande festa da igreja católica que atrai milhares de pessoas todos os anos.

O evento conta com a colaboração de cerca de 2 mil voluntários que atenderão nas áreas de: Liturgia, animação, ornamentação, acolhida, logística, arrecadação de alimentos, coleta, divulgação e comunicação.

Para a segurança da população, o evento conta com o apoio dos órgãos públicos na área da saúde como: Motolâncias e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e também contará com um posto médico no local. Já para a Segurança pública, o  apoio é Centro de Comando e Controle da Capital (CICC) com agentes da Polícia Militar, Civil, Guarda Municipal, Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC) entre outros.

Transmissão pela Rádio Rio Mar

Às 17h inicia a Solenidade, presidida pelo arcebispo Cardeal Leonardo Steiner e com a presença dos bispos auxiliares, bispos eméritos, padres e diáconos que atuam na Arquidiocese de Manaus.

Você acompanha a programação de Pentecostes ao vivo, diretamente do Sambódromo, neste domingo, 19 de maio, pela Rádio Rio Mar 103,5 FM.

Fotos: Ana Paula G. Lourenço

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários