Arquidiocese celebra o dia mundial das comunicações e envia nova equipe de coordenação da Pascom Arquidiocesana

Dezenas de comunicadores da Arquidiocese de Manaus estiveram reunidos na Catedral Metropolitana de Manaus, na manhã deste domingo (12/5), dia em que a igreja celebra a solenidade da Ascensão do Senhor e o Dia Mundial das Comunicações. A Celebração foi presidida pelo arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Ulrich Steiner e concelebrada pelo pároco da Catedral. Pe. Flavio Gomes; o diretor superintendente da Rádio Rio Mar e responsável pela Assessoria de Comunicação da Arquidiocese, Pe. Charles Cunha; e o assessor da Pascom do Setor Centro Histórico, Pe. Francisco Lima.

A celebração foi momento de agradecimento aos membros da Pastoral da Comunicação e aos profissionais de comunicação que ajudam a levar a mensagem do Evangelho a um grande número de pessoas, um importante serviço dentro e fora da igreja. Na ocasião houve o envio da nova equipe de coordenação da Pascom Arquidiocesana, formada por Bismark Filgueiras, Jorge Atlas, Carlos Alberto Souza, Naine Carvalho e Ana Cristhina Bezerra.  E agradecimento à equipe que encerra seu período de coordenação, Adriana Ribeiro e Edney Manauara por toda a articulação realizada nos últimos 6 anos.

A procissão de entrada contou com a particição de vários agentes de Pascom e colaboradores da Fundação Rio Mar que carregaram banners, livros, revista, instumentros do serviço (microfone, câmera fotográfica, revista, notebook, celular, aparelho de rádio) , as rádios católicas Rio Mar FM e Castanho FM, a Assessoria de Comunicação e a Fundação Rio Mar

Em sua homilia, o arcebispo explicou o significado da festa da Ascensão de Jesus aos céus, afirmando que Jesus sempre retorna ao nosso meio quando estamos reunidos em seu nome e vivemos sua Palavra. “A presença que agora permanece como memória, como missão, pois enviados como anunciadores, proclamadores.  Os de branco a dizer-lhes, a assegurar que Ele estará retornando. Retornando no acolhimento que o anúncio suscita, na visibilização da comunidade que vive o mistério do amor do Reino de Deus. Sim, pois retornará sempre que estivermos reunidos em seu nome. Reunidos em seu nome e Ele entre nós”, destacou Dom Leonardo.

Declarou ainda que nossa fé foi aumentada e fortalecida com o dom do Espírito Santo, pois compreendemos mais claramente com que jesus não abandonou seus discípulos, mas plenificou a humanidade, deixando a certa do amor o Pai por cada um e um caminho para a morada no céu. “Ele foi elevado ao mais alto dos céus, entretanto, continua sofrendo na terra através das fadigas que cada um de nós experimenta. Naquele eu tive fome e me destes de comer, continuamos a servir na terra, na graça da fé, da esperança e da caridade, unindo-nos a Jesus servimos aos irmãos e irmãs, servindo aos irmãos e irmãs, participamos da ascensão de Jesus. Ele com o Pai e por isso continua conosco, nós servindo aos irmãos e irmãs, estamos com Ele, nele e Ele em nós. Ele está conosco por sua divindade, por seu poder, por seu amor. Nós, embora não possamos realizar isso como Ele pela divindade, podemos, no entanto, fazer pelo amor, pelo serviço”, explicou o cardeal.  

Mensagem pelo Dia Mundial das Comunicações

Cardeal Leonardo comentou sobre a belíssima mensagem pelo 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais escrita pelo Papa Francisco, na qual ele insiste na necessidade de comunicar para a verdade, encontrando as pessoas e conhecendo suas histórias, divulgando testemunhos de vida que inspiram e levando a mensagem de Jesus a toda a criatura.

“Ele deu como título ‘Inteligência Artificial e Sabedoria do Coração’. O Papa insiste na necessidade da nossa comunicação buscar a verdade, encontrando pessoas e situações concretas. Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são. Buscar as situações sociais e desgoverno, mas também as belezas transformativas na nossa sociedade. Para tal, faz-se necessário encontrar pessoas, encontrar histórias, verificar com os próprios olhos a situação das pessoas, das comunidades. Apresentar histórias de encontro, seja da miséria, seja da harmonia. Todo instrumento só é útil e válido, se nos impele a ir e ver coisas que, do contrário, não chegaríamos a saber, se coloca em rede conhecimentos, que do contrário, não circulariam; se consente encontro, que, do contrário não teriam lugar. Esse é o sentido, queridos irmãos e irmãs, de termos a rádio Rio Mar, de termos a rádio Castanho, de termos as Pascoms na nossa arquidiocese, e nós somos muito agradecidos por esses meios nos levarem ao encontro, para encontrar pessoas, para anunciar a Jesus, para levar a boa notícia a toda criatura. E é por isso também que existem as nossas televisões, é por isso que existem tantos meios de comunicação. Que os meios de comunicação, neste tempo em que vivemos tantas tensões e tanta violência, nos ajude a descobrir a grandeza de sermos irmãos e irmãs. E o nosso agradecimento por tudo aquilo que fazem os nossos irmãos e irmãs através dos meios de comunicação”, declarou o cardeal.

Dia das Mães

Dom Leonardo recordou as mães que neste ano são homenageadas neste dia 12 de maio, destacando sua importância na vida de cada pessoa, na caminhada de fé e na formação da pessoa. “Ao lembramos, hoje, as nossas mães, rezamos por elas! As nossas mães que nos despertaram para a fé, que nos ensinaram os passos do amor, que nos legaram a esperança como caminho do futuro. Com elas aprendemos a oração, a entrega, o acolhimento, o calor da proximidade. Deus abençoe as nossas mães e acolha as nossas que deixaram o nosso convívio do olhar”, destacou o cardeal, pedindo também orações por aquelas que já faleceram, mas que deixaram seu legado na vida de cada filho.

Envio da nova coordenação arquidiocesana da Pascom

Antes da bênção final, o arcebispo chamou a nova equipe de coordenação da Pascom Arquidiocesana, eleita durante a assembleia realizada no dia 4 de maio, para o envio ao novo serviço que prestarão junto a todos os agente da Pastoral da Comunicação das paróquias e áreas missionárias de nossa Igreja Local. “Nós queremos enviá-los para que continuem o serviço de coordenação da Pascom da nossa Arquidiocese. Que vocês consigam exercer bem esse serviço que nos ajudará muito na evangelização. Nós queremos anunciar o Cristo que sobe ao céu, mas que permanece no meio de nós”, disse o arcebispo.

O arcebispo também convidou todos os presentes a agradecerem a equipe de coordenação anterior que muito se doou para estimular e orientar a atuação de centenas de agente de Pascom espalhados pela Arquidiocese de Manaus. “Queria agradecer de coração a coordenação que esteve à frente da Pascom até o momento, a Adriana Ribeiro e o Edney Manauara”, destacou.

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários