Arquidiocese é representada em Formação Missionária com enfoque na Amazônia realizada, em Brasília-DF

Padre Aparecido Donizetti Maciel e a leiga missionária Maria Augusta Gomes da Silva, da Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, do município Careiro da Várzea – AM, participaram durante os dias 6 a 10 de maio de 2024 da Formação Missionária com enfoque na Amazônia, em Brasília-DF, promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM), a Comissão Episcopal para a Amazônia (CEA) da CNBB, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

O evento contou com 29 participantes e teve o objetivo qualificar e capacitar nas dimensões antropológica, histórica e eclesial as leigas, os leigos, as consagradas, os consagrados, os ministros ordenados que são enviados a regiões e situações tipicamente missionárias no Brasil, particularmente a Amazônia.

A programação contou com momentos de debates, reflexões temáticas com a assessoria de Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata, bispo coadjutor da Diocese de Bragança (PA) e o salesiano Pe. Justino Sarmento Rezende; e também aconteceram partilha de experiências, momentos orantes e celebração Eucarística diária.

Dentro os pontos tratados, os presentes puderam fazer uma imersão na vida e na compreensão do universo dos povos originários da Amazônia, a partir da visão de um indígena Tuyuka, o padre salesiano Justino Sarmento.

“Um momento muito especial e privilegiado para uma compreensão do universo antropológico e teológico desta vasta terra de missão, nossa Querida Amazônia. […] Foi de um enriquecimento sem igual, que nos faz compreender o quanto que nós, que vivemos na Amazônia, precisamos conhecer a vida, os costumes, as tradições deste mesmo povo com o qual convivemos, para sermos Presença mais humana, cristã e eficaz. Partindo da compreensão do homem, no seu cosmo, foi nos levando para um olhar mais atento e respeitoso em nossas ações pastorais, onde a inculturação, não a teórica, mas a prática, urge de modo quase que gritante”, afirmou Pe. Maciel.

Com informações do Comidi Manaus e Centro Cultural Missionário (CCM)

Fotos: Pe. Aparecido Maciel

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários