6ª Edição da Feira das Mães Empreendedoras é realizada em Manaus

Nesse sábado (11/05), a área Missionária Santa Rita de Cássia apresentou a 6ª Edição da Feira das Mães Empreendedoras, versão ‘Dia das Mães’. O evento aconteceu na rua Sandoval Cruz, praça do bairro Ouro Verde. Nos estandes, 21 mães apresentaram seus serviços aos moradores da comunidade. O projeto tem como objetivo incentivar as mães da comunidade na busca da independência financeira e na valorização de suas habilidades, visando fortalecer o protagonismo familiar e social.

O evento apresentou diversos segmentos da economia como: roupas, artesanato, culinária, plantas, bazar, biscuit, tapeçaria e até massoterapia. A empreendedora Maria Ferreira, esteticista, trabalha a 4 anos no ramo. Ela contou que o projeto valorizou anda mais o seu serviço: “Estamos aqui mostrando o nosso trabalho. Somos mulheres que buscam sobreviver, aprendemos a usar os recursos necessários para chegar a independência. Aqui na feira realizo massagem relaxante e ventosaterapia, que graças a Deus teve boa procura”, explicou Maria Ferreira, esteticista.

Maria Ferreira, esteticista

As feiras são sempre realizadas próximas as datas comemorativas do ano como: ‘Dia das Mães, Dia dos Pais e o Natal’. Além de mostrarem seus talentos, essas mulheres geram renda para suas famílias. De acordo com Laura Beleza, que faz parte animação da Pastoral da Promoção Humana, o projeto permeia a economia de comunhão: “Nós articulamos tudo com a pastoral e com as mães empreendedoras que são todas da comunidade. Todas as vezes que vamos realizar, chamamos o grupo e pensamos a melhor forma para melhorar algo que nós falhamos. Então nós nos reunimos na igreja ou na minha casa e também organizamos com as secretarias quanto a estrutura, o fechamento da via e policiamento local. Aqui Deus é o centro do projeto e todos trabalhamos em fraternidade” explicou Laura Beleza, animadora da Pastoral da Promoção Humana.

Laura Beleza, animadora da Pastoral da Promoção Humana

Algumas mães já participam desde a primeira edição da feira. Mas devido ao sucesso do evento a coordenação também abriu um cadastro de reserva que para atender novas empreendedoras. O grupo também recebe formação em parceira com a Economia de Comunhão e demais parceiros que fazem parte do projeto.

Coordenação do projeto Mães Empreendedoras

A empreendedora venezuelana Célia Ruiz Cedeno trabalha com vassouras ecológicas a partir da matéria prima do pet descartável. Ela explicou que o processo de produção utiliza entre 12 a 16 garrafas pet que iriam parar no lixo: “Para nós o pet não é lixo. Além das vassouras, vamos também produzir bolsa ecológica para usar no mercado. Isso reduz o grande impacto dos resíduos sólidos na natureza. Dependendo do pedido de encomenda, chego a produzir, com meu filho, uma média de 12 novas vassouras por dia. O processo que fazemos com o pet vai desde a lavagem, o corte, o desfiado até o cozimento. É um produto novo que tem boa procura”, concluiu Célia Ruiz Cedeno, empreendedora venezuelana.

Célia Ruiz Cedeno, empreendedora no ramo de pets

A Evolução do projeto

Em 2023, o projeto ‘Mães Empreendedoras participou do Fórum Nacional da Economia de Comunhão (EDC) em São Paulo. Um evento anual que reúne pessoas dispostas a viverem por um mundo mais justo, regenerativo e fraterno. A experiência, trouxe novas ideias para o grupo de mulheres que já fazem a diferença no setor do empreendedorismo da capital e também abriu horizontes para que mais mães se juntassem ao projeto que cultiva novas ideias de negócios.

Fotos da 1ª e 2ª Edição do evento

Fotos Flávia Horta – Jornalista

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários