Manaus sedia 26ª Assembleia da CPT Amazonas e elege nova coordenação

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) do Amazonas e da Arquidiocese de Manaus reuniu-se no Centro de Formação Maromba, em Manaus, de 21 a 23 de março de 2024, para realizar sua 26ª Assembleia eletiva. Depois de 10 anos sem realização de assembleia, a Ir. Agostinha Souza destaca que tem sido muito rica, insistindo em que “a Assembleia é um momento formativo, com muita partilha da realidade das comunidades trazida pelos agentes”.

A Assembleia iniciou com um vídeo de dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, presidente da CPT Nacional, para posteriormente estabelecer um diálogo entre os agentes da Comissão Pastoral da Terra e o cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus e presidente do Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Os participantes da Assembleia escutaram o Relatório do período 2019-2023, sendo dado a conhecer o trabalho realizado na Prelazia de Lábrea. Na plenária foram abordados os desafios no contexto local, sendo trabalhado a organização e estrutura da CPT, tendo um tempo para realizar a análise de conjuntura, com a assessoria de Tiago Mayka, professor da Universidade Federal do Amazonas e assessor da CPT.

Segundo a Ir. Agostinha Souza, “muitas coisas foram feitas, foram realizadas, estão tendo um resultado bom”, o que segundo a religiosa é motivo de grande alegria, destacando o trabalho realizado permitiu que muitas pessoas permanecessem em suas terras. Os participantes da assembleia refletiram sobre o perfil das ações, o método de trabalho e as prioridades da CPT no Amazonas nos próximos três anos.

Na assembleia foi realizada a eleição da nova equipe que irá coordenar a CPT Amazonas por três anos conforme o regulamente interno, sendo confiado esse serviço a José Jorge Amazonas Barros, Ana Virgínia Monteiro dos Santos e Luís Xavier Martins. Também foi eleito o Conselho Regional, sendo insistido na importância da comunicação entre as equipes locais e a coordenação regional.

Colaboração: Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários