Procissão e missa em honra a São José, esposo de Maria, são acompanhadas por centenas de fiéis, em Manaus

“É José, o esposo de Maria, É José, homem de muita fé”. Esse foi o hino cantado por centenas de devotos, na tarde dessa terça-feira (19/03), pelas ruas do bairro Praça 14 de Janeiro em honra a São José, padroeiro das famílias e dos operários. Diversos órgãos de segurança pública e secretarias do estado e prefeitura, estiveram presentes dando apoio a procissão. O andor do Santo Padroeiro, foi conduzido por marinheiros do 9° Distrito Naval, acompanhado pelo Movimento do Terço dos Homens que seguiram pelas principais ruas do entorno do Santuário: Av. Visconde de Porto Alegre, Av. Sete de Setembro, Av. Castelo Branco, Av. Ramos Ferreira e Rua Duque de Caxias. Em diversos momentos, fieis expressaram devoção e gratidão por graças alcançadas por intercessão do santo padroeiro.

Andor de São José

 A tarde quente na capital amazonense foi aliviada com a distribuição gratuita água gelada em alguns pontos próximos as calçadas. Pelo caminho, famílias e amigos se voluntariaram atendendo multidão que seguia.

O jornalista Jorge Miguel Pinheiro é um desse voluntários. Segundo ele, a distribuição de águas desse ano foi em homenagem a esposa, Luciana Barbosa, que faleceu há 40 dias: “Ela dava a vida por essa obra. E todos os amigos se reuniram para celebrar o dom da vida dela agora espiritual com essa distribuição de água, já que a bíblia diz que a água é uma fonte de vida” concluiu emocionado Jorge Miguel Pinheiro.

Ao centro, Jorge Miguel Pinheiro, jornalista

O tema desse ano é: “Com José, sonhar os sonhos de Deus”. A inspiração tem como foco duas motivações: ‘Ação’ e “Fé”. A primeira é bíblica, propriamente ligada à vida de São José, de acordo com o evangelho de (Mateus 1: 20,21) Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. A segunda motivação é carismática, ligada à experiência salesiana.

Na chegada ao Santuário, a missa campal foi presidida por Dom Leonardo Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus. Durante a homilia, o cardeal lembrou da missão de São José em compreender o mistério de Deus: “Ele compreendeu a história da salvação. Ele compreendeu as promessas cumpridas, ele compreendeu que Deus, finalmente tinha se feito de um nós e se fez nosso salvador. A festa que hoje celebramos, queridos irmãos e queridas irmãs, nós todos devotos de são José, olhamos para este homem extraordinário e queremos também nós, ouvir a voz do anjo para podermos sonhar os sonhos de Deus”, explicou Dom Leonardo Steiner.

Dom Leonardo Steiner, arcebispo metropolitanto de Manaus

Ao final da celebração, Dom Leonardo convidou a todos os padres para abençoar os devotos: “Depois dessa celebração é tão bom dizer, vamos com São José, vamos em paz com Jesus e que Deus nos acompanhe sempre”, concluiu Dom Leonardo, e padre Francisco completou: “E Viva a São José!”

Fotos: Flávia Horta – assessoria da arquidiocese de Manaus – ASCOM

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários