Ação conjunta oferece serviços de saúde para mulheres em situação de rua

Em homenagem ao dia da mulher, a Pastoral da Saúde Arquidiocesana e Comunidade Nova e Eterna Aliança, em conjunto com instituições parceiras, realizaram uma ação para os cuidados em Saúde Feminina, na manhã do dia 8 de março, na sede da comunidade Nova e Eterna Aliança. O público atendido foram pessoas em situação de rua do entorno da Catedral, em especial as mulheres.

Além do café da manhã, ocorreram roda de conversa sobre a saúde da mulher, atendimento em saúde, coleta para exame preventivo, vacinação (covid, tríplice viral, hepatite e Febre Amarela), e a realização de teste rápido para IST’s. Todas as ações foram realizadas através da parceria com Consultório na Rua, Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), Pastoral do Povo de Rua, Pastoral da Saúde, Comunidade Nova e Eterna Aliança, Catedral Metropolitana de Manaus.

Conforme Eliene Viana, coordenadora da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Manaus, foi uma ação programada pela Pastoral da Saúde que buscou parcerias para tornar possível esse momento muito importante para essas pessoas que muitas vezes não tem acesso à saúde, à exames, às informações sobre o cuidado com seu corpo e como prevenir doenças.

“Nós realizamos este momento, mas também estamos articulando para que aconteça em outras zonas da cidade, para pessoas em situação de vulnerabilidade. Aqui elas também passaram pela triagem, entrevista, exame de glicemia e aferição de pressão arterial, puderam tomar vacinas atrasadas. Houve o momento da palestra sobre a mulher em si, pré-natal, orientação sobre prevenção de doenças, ocasião que puderam tirar várias dúvidas. Também foi feito teste rápido para algumas doenças. Essas ações fazem parte da pastoral da saúde, referente ao pilar comunitário, onde nós realmente damos as palestras, conversamos com o povo, orientamos ele quanto à prevenção das doenças, educamos esse povo para que não venha a se acometido por doenças que podem ser evitadas. Então isso que é importante, a gente não só trata, a prevenção é muito importante”, destacou Eliene.

Segundo Francilene Carneiro, da Comunidade Nova e Eterna Aliança, as participantes foram pessoas já acompanhadas pela comunidade, elas foram abordadas nas praças do entorno. “Foram abordadas algumas mulheres, tanto na Praça da Matriz, como em torno das paradas de ônibus, como na Praça do Passo, e através disso fomos até elas, fazendo realmente esse corpo a corpo, e mostrando essa fraternidade social e nós abrimos esse espaço, uma vez que nós atendemos, é o dia a dia, é uma construção de vínculo com essas mulheres, e hoje, neste  dia importante, um momento de luta real. Quantas mulheres não têm essa oportunidade, quantas mulheres por não ter um documento, não conseguem adentrar numa UBS, um pronto-socorro, e aí, através dessa prevenção, nós trouxemos esse serviço, juntamente com o Consultório na Rua, a Semsa e a Pastoral da Saúde, Pastoral do Povo de Rua, e também a Pastoral Social da Catedral Metropolitana, com o padre Flávio, o padre Marco Aurélio e o padre Orlando que abraçaram essa causa, levantam essa bandeira pelo cuidado da mulher.  E hoje essas mulheres estão aqui conosco, realmente representando, unindo forças, aproveitando esse momento da prevenção, do cuidado com a mulher”, destacou Francilene.

Dr. Ezequiel, médico da equipe do Consultório de Rua, destacou que ações como essas ajudam as pessoas que tem difícil acesso à saúde, pois oferece serviços importantes para o cuidado e prevenção às doenças.

“A gente atende mulheres que estão em extrema vulnerabilidade, que têm o seu acesso dificultado por diversos motivos sociais, culturais, econômicos, ao que elas têm direito, a fazer um exame de preventivo, fazer um exame de teste rápido que, por algum motivo elas não conseguem acessar. Então, essa ação facilita ao que é de direito delas chegue até elas, para que tenham cuidado mínimo de saúde: Um exame ginecológico, um teste rápido, uma escuta qualificada, uma orientação, fazer o exame preventivo, que também é um dos focos devido ao mês alusivo ao Março Lilás, ao exame do colo do útero. A importância de oferecer esse exame é que essas mulheres que têm dificuldade de acessar esses serviços, consigam acessar através dessas ações. Nós trabalhamos com as pessoas em situação de rua e aí a gente tem essas parcerias com as instituições, como a Pastoral do Povo de Rua, Comunidade Nova e Eterna Aliança, e demais instituições que conversam, dialogam com essas pessoas em vulnerabilidade, em situação de rua”, explicou Dr. Ezequiel.

Para Sônia Silva, uma das participantes do evento e frequentadora das ações da comunidade que sediou a ação, esta foi uma oportunidade muito importante pois foi possivel realiza a atualização das vacinas e realizar pela primeira vez o exame preventivo. “Foi muito importante para nós. É muito importante para a gente, porque a gente não tem ajuda. Então, tudo que a atividade que eles fazem aqui, a gente está aqui para ser ajudada por eles. Eu tomei a vacina, agora eu vou fazer o preventivo e vai dar tudo certo. Isso daqui foi uma surpresa pra nós, foi ótimo. Eu nunca nem fiz um preventivo. A vacina também, eu não tinha tomado nenhuma e tomei quatro. Eu participei da palestra que explicou sobre o câncer de mama, essas coisas pra gente. Então foi bom”, disse Sônia.

Sandréia Mariana também costuma participar das ações que acontecem na sede da comunidade Nova e Eterna Aliança, e ficou muito feliz pela oportunidade, aproveitando para atualizar as vacinas e fazer os exames oferecidos nessa ação. “Pra mim é muito importante. Porque é muito difícil ter nessas ações. Aí tem que aproveitar o momento pra fazer. Eu vou fazer o preventivo, a vacina e o exame rápido. Freqüento sempre frequento. Trabalho aqui perto”, afirmou Sandréia.

Confira mais fotos desta ação feito pela Comunidade Nova e Eterna Aliança – Fotos: Francilene Carneiro.

Antes de iniciar a ação de saúde, aconteceu o tradicional café da manhã oferecido todas as sextas-feiras às pessoas em situação de rua. Em seguida, o responsável pela Comunidade Nova e Eterna Aliança, Theo Menezes, falou aos presentes sobre a importância da Amizade Social, que é o tema que a Igreja do Brasil está trabalhando com mais intensidade neste período da Campanha da Fraternidade.

Foto: Comunidade Nova e Eterna Aliança

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários