Área Missionária Santa Rosa de Lima acolhe o pároco, padre Izaías Andrade

Na tarde deste domingo (18/02), a Área Missionária Santa Rosa de Lima, no bairro Tarumã, acolheu o padre Izaías Júnior de Andrade, vindo da congregação Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento (SDN), em Minas Gerais. A celebração foi presidida pelo cardeal Leonardo Steiner e contou com a presença dos padres: Agnaldo Batista, Pe. Educlides Campos, Pe Dionei Pego, Diácono Francisco Alves, Diác. Ademar e Diác. Édson. Como rito de início de ministério, padre Izaías renovou o voto de fidelidade a igreja por meio de juramento diante do cardeal e da comunidade. “Assim, Deus me ajude e esses Santos Evangelhos que toco com minhas mãos”. concluiu padre Izaías o juramento.

Dom Leonardo Steiner e padre Izaías Andrade

A Área Missionária Santa Rosa de Lima, é uma das maiores de Manaus. É composta por 20 comunidades e faz parte do setor Padre Pedro Vignola, da área episcopal Nossa Senhora dos Navegantes. Durante a homilia, Dom Leonardo Steiner falou sobre a importância e os cuidados com a comunidade: “O Reino de Deus se visibiliza nas comunidades. E são muitas as comunidades. O padre é aquele que vai animar as comunidades. Vai fazer as comunidades crescer. Vai visitar as pessoas para que participem da comunidade”

O cardeal concluiu a fala agradecendo ao pároco anterior, padre Odésio Magno da Silva, Missionário Sacramentino de Nossa Senhora por todo trabalho realizado junto a comunidade e dando as boas-vindas ao padre: “Padre Izaías muito obrigado por ter aceito. Você já conhece a nossa área missionária, você já esteve por aqui e vai conhecer outras comunidades que foram sendo criadas e existem outras comunidades a serem criadas”, concluiu o cardeal.

Na renovação das promessas sacerdotais, padre Izaías recebeu os símbolos das mãos do cardeal que renovam seu trabalho como pastor da igreja: ‘A água e o óleo dos catecúmenos’, pelo batismo; as ‘Chaves do Sacrário’, no qual cuidará zelosamente do Pão descido do Céu e; por último, o sacerdote recebeu a estola, no qual oferecerá a generosidade da misericórdia do perdão ao povo que ele conduzirá.

Quem preside uma comunidade tem o serviço maior e deve ter atenção com o povo de Deus. E como sinal de servir ao próximo, padre Izaías realizou a lavagem dos pés de dois paroquianos como sinal de doação e cuidado com o povo de Deus e mostrando o que diz a escritura: “Ele veio servir e não para ser servido”. (Marcos 10,45)

Ação do lava-pés do comunitário

Ao final da celebração, a comunidade agradeceu o retorno do padre Izaías a Área Missionária Santa Rosa de Lima e ofereceram apoio e ajuda ao religioso. Na sequência, o novo pároco agradeceu ao carinho da comunidade e a confiança de Dom Leonardo Steiner: “Pra mim também é uma grata surpresa. É a primeira vez que eu volto a trabalhar numa comunidade que eu já havia passado antes. É claro que agora tudo é diferente. É uma alegria muito grande, despois desse período fora, poder voltar a Manaus, uma igreja muito viva!”, concluiu o padre.

Conhecendo o padre Izaías Andrade

Natural de Alto Jequitibá-MG, recebeu a Ordenação Presbiteral em 12 de dezembro de 1987. Entre suas funções na Congregação, destacam-se: Promotor da Pastoral Vocacional Sacramentina, Ecônomo Geral, Pároco em diversas paróquias [Minas Gerais, Manaus-AM, Alta Floresta-MT] e Superior Geral (mandato 2002-2005). Foi responsável em grande parte pela estruturação dos Projetos Sociais da Congregação.

Fotos: Pascom Área Missionária Santa Rosa de Lima

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários