Encontro Regional Norte 1 da CNBB reúne líderes bispos para discutir desafios e perspectivas para a Amazônia

No período de 5 a 8 de fevereiro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) o Regional Norte 1 reúne representantes das regiões do Amazonas e Roraima, no Sesc Tepequém. Este encontro tem como objetivo central a discussão de temas para a região e sua população. Entre os participantes está o arcebispo de Manaus e presidente do Regional Norte 1, Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner, e os bispos auxiliares Dom Hudson Ribeiro, Dom Tadeu Canavarros e Dom Zenildo Lima; além das demais 8 prelazias e dioceses do regional.

O presidente do Regional Norte 1, Cardeal Leonardo Steiner, expressou a importância do encontro. “Além de momentos de confraternização e lazer, o evento aborda questões administrativas e pastorais, com a presença especial de Dom Gilberto, Arcebispo do Maranhão, representando a Comissão Episcopal para a Amazônia”, disse. “Em futuras reuniões, a questão indígena será abordada, e o encontro atual proporciona espaço para discutir temas relevantes, não apenas com a presença de bispos, mas também de religiosos, padres e indígenas”, completou.

Além do Cardeal Dom Leonardo, outros bispos marcam presença, sendo um deles Dom Gilberto Pastana, Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, que enfatizou a importância da escuta atenta aos bispos, reconhecendo as esperanças e dificuldades enfrentadas na realização da missão. “O encontro não se limita apenas a discussões formais; há também momentos de espiritualidade e oportunidades para a troca de experiências pastorais. Os bispos terão a chance de compartilhar vivências, sucessos e desafios em suas dioceses”, disse Dom Gilberto.

Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo da Diocese de Roraima, destacou pautas importantes como a necessária articulação com diversos organismos da Amazônia. “Sobre as pautas importantes, destacamos o regulamento regional e a articulação de diversos organismos na Amazônia. Vale destacar a necessidade de levar essas discussões para outras instâncias, como a CNBB e a Conferência Eclesial da Panamazônia”, disse Dom Evaristo.

O Bispo de Roraima destacou ainda as novidades do encontro. “Uma novidade no encontro deste ano é a entrada de três novos bispos, trazendo uma perspectiva renovada para as decisões e articulações futuras. A diversidade de bispos de diferentes ordens e regiões reforça o compromisso da CNBB em unir a Igreja Católica no Brasil, buscando soluções comuns para os desafios contemporâneos”, completou.

O evento consiste em um momento de diálogo fraterno, discernimento espiritual e fortalecimento da missão da Igreja diante dos desafios enfrentados pela sociedade brasileira contemporânea.

Fonte: Filipe Gustavo – Monte Roraima FM

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários