Cardeal Leonardo Steiner recebe o diploma de membro honorário da Academia Amazonense de Letras

O Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus, recebeu na manhã deste sábado (9), o diploma de membro honorário da Academia Amazonense de Letras (AAL). A homenagem foi concedida no prédio da própria instituição, localizada à Rua Ramos Ferreira, 1009 – Centro, durante a cerimônia de lançamento do livro “Centenário da Igreja de São Sebastião de Manaus 1888-1988”, de autoria de Frei Fulgêncio Monacelli, tendo o prefácio escrito pelo Cardeal Steiner.

A honraria ao Cardeal da Amazônia foi concedida pelo próprio presidente da AAL, Dr. Aristóteles Alencar, que juntamente com frei Paulo Xavier e a jornalista Ana Célia Ossame, organizaram em forma de livro, os relatos escritos por Frei Fulgêncio, um religioso da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), que durante 21 anos atuou como pároco de São Sebastião em Manaus e hoje em dia reside na Itália, de onde acompanhou o lançamento de forma virtual, por meio de uma vídeo chamada.

Durante a cerimônia o presidente Aristóteles convidou o Cardeal a compor a mesa ao lado dos demais acadêmicos presentes. Após agradecer e ressaltar a importância da participação de Dom Leonardo no prefácio da obra, Dr. Aristóteles também frisou que, em 105 anos de existência, foi a primeira vez que a ALL recebeu a presença de um Cardeal. Visivelmente emocionado o presidente fez a leitura de um breve histórico de nosso arcebispo, lembrando de sua presença em vários momentos da sociedade, sobretudo no período da pandemia.

“Nossos agradecimentos ao Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, cujo nome Leonardo significa forte como leão. Ele que é o sétimo arcebispo metropolitano de Manaus, que ao chegar à cidade enfrentou situações adversas, principalmente a crise com a pandemia do Covid-19, com perdas de pessoas queridas e o pavor de todos em meio a uma doença desconhecida e fatal, mas que conduziu sabiamente a nossa igreja por rios perigosos e cheios de banzeiros, mesmo arriscando a sua vida nunca deixou de comparecer aos cemitérios e nunca esqueceremos esse carinho com o povo do Amazonas. Obrigado pelo fato de Vossa Eminência ter escrito o prefácio desse livro, algo histórico e muito significativo para nós”.

Dr. Aristóteles Alencar

Após as palavras do presidente Aristóteles, o Cardeal Leonardo Steiner foi contemplado recebendo das mãos das Acadêmicas Artemis Soares e Marielene Corrêa, o título de Membro Honorário da Academia Amazonense de Letras. Em seguida, Dr, Robério Braga, ex-presidente e atual Diretor de Edições da ALL disse algumas palavras de gratidão, ressaltando que, mesmo a instituição tendo uma certa tradição de acolher superiores da igreja católica, mas ninguém jamais recebeu dignidade tão elevada quanto Cardeal Leonardo.

A solenidade realizada no Salão Nobre do Pensamento Amazônico Álvaro Maia da ALL também contou com a presença do público e amantes da literatura amazonense, representantes de entidades culturais e membros importantes da Academia, além de representantes da igreja católica entre eles o Pe. Joaquim Hudson de Souza Ribeiro, recentemente nomeado bispo auxiliar para a Arquidiocese de Manaus, pelo Papa Francisco e Frei Mário Ivon Ribeiro da Custódia dos Frades Menores Capuchinhos do Amazonas e Roraima.

“Agradeço de coração ao título que recebi de membro honorário e espero corresponder à altura dessa honraria que me foi concedida. Muito obrigado e Deus abençoe a todos”, disse Dom Leonardo com sentimento de gratidão.

Mais informações e detalhes sobre o lançamento do livro você confere na matéria completa em nosso site: https://arquidiocesedemanaus.org.br/2023/12/09/livro-sobre-o-centenario-da-igreja-de-sao-sebastiao-e-lancado-na-academia-amazonense-de-letras/

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários