Missa com Cardeal Steiner marca o encerramento do Simpósio Patris Corde no Santuário São José

Na manhã deste domingo, dia do leigo e Solenidade de Cristo Rei, foi realizada a missa de encerramento do Simpósio Patris Corde (Coração de Pai), que teve início no dia 24 de novembro em comemoração ao Jubileu de 75 anos da Paróquia Santuário Arquidiocesano São José Operário. A Santa Missa foi presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus, concelebrada pelo pároco reitor do Santuário Pe. José Ivanildo, contando também com a presença de padres salesianos, párocos do Setor Centro Histórico e do Pe. Sérgio Lúcio, ex-reitor e pároco do Santuário..

Antes da procissão de entrada, foi realizada a leitura de um breve histórico contando um pouco da caminhada que iniciou em 5 de fevereiro de 1948, quando Dom João da Mata Andrade, então bispo diocesano de Manaus, assinou o Decreto de criação da paróquia São José Operário, desvinculando-a da paróquia N. Sra. dos Remédios. A benção da pedra fundamental foi realizada Dom Alberto Gaudêncio Ramos, em 4 de junho de 1949. A tradicional novena em honra a São José, realizada todo dia 19, iniciou em 1999 e em 2020 foi considerada patrimônio cultural imaterial do Estado do Amazonas por ser uma ação positiva e tradicional de evangelização.

Em abril de 2015 a paróquia foi elevada a categoria de Santuário Arquidiocesano devido a peregrinação dos fiéis dos quatro cantos da cidade. “Ouvimos no início da nossa celebração, alguns dados da história desta igreja, desta paróquia, deste santuário. Nós queremos fazer memória hoje destes 75 anos de caminhada. Quantas pessoas ajudaram a edificar essa casa de Deus? Quantas pessoas aqui buscaram as forças, deixaram suas lágrimas, suas alegrias? Queremos louvar e bem dizer a Deus por este espaço sagrado, onde nós podemos vir, rezar, silenciar, pedir, mas especialmente agradecer”, disse Dom Leonardo durante a acolhida.

Sobre o Simpósio

Foi realizado entre os dias 24 e 26 o Simpósio Patris Corde (Coração de Pai), contando com a participação de Pe. Sérgio Lúcio, Pe. José Ivanildo, Dom Tadeu Canavarros, Monsenhor Hudson Ribeiro e o cantor nacional católico Eugênio Jorge que, junto com a Banda Forró DuCéu, animou a noite cultural aberta ao público na noite de sábado (25) onde os participantes puderam doar um quilo de alimento não perecível como sinal de gesto concreto.

De acordo com o Pe. José Ivanildo, o momento teve como objetivo favorecer aos fiéis um final de semana de profunda reflexão sobre a figura de São José. Além da Noite Cultural e da missa de encerramento, a programação do evento também teve seis conferências, sempre apresentando uma temática abordando um aspecto da vida de São José; momentos de animação, oração, louvor e reza do santo terço.

Fotos colaboração: Anderson Pardo

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários