A programação dos festejos da Padroeira do Amazonas, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, contempla vários eventos. Dentre eles a bênção e envio de imagens da Imaculada para os todos os 13 setores que compõem a Arquidiocese de Manaus. No último domingo, dia 19 de dezembro, na missa celebrada às 7h30 da manhã, Dom Zenildo Lima abençoou as Imagens Peregrinas de Nossa Senhora da Conceição, entregando-as aos representantes de cada Setor da Arquidiocese de Manaus.
Trata-se de um evento inédito nos festejos da Imaculada, que vai ajudar todos da nossa igreja a celebrar a Padroeira do Amazonas. As imagens foram adquiridas com a ajuda de benfeitores e os andores e esplendores confeccionados por marceneiros e equipe da catedral. Junto com as imagens todos receberam um roteiro para ser rezado. Após a peregrinação em todas as paróquias e áreas missionárias, as imagens deverão retornar à Catedral entre os dias 11 e 14 de dezembro, conforme explica Monsenhor Hudson Ribeiro, pároco da Catedral Metropolitana de Manaus.
“No ano passado, apenas uma imagem de Nossa Senhora da Conceição peregrinou pela Paróquias e Áreas Missionárias da zona leste de Manaus. Esse ano, a Catedral Metropolitana de Manaus realizou uma campanha entre seus paroquianos – devotos da Imaculada Conceição, e adquiriu 13 Imagens. As mesmas receberam andores, confeccionados por marceneiros locais e lindamente decorados com flores por uma equipe da Catedral.
Os resplendores com as doze estrelas de cada imagem, foram confeccionados por membros do apostolado da oração da Catedral. Agora sim, todos os Setores da Arquidiocese de Manaus terão a possibilidade de ter uma Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição e junto dela, um roteiro para ser rezado. Depois de peregrinar por todas as Paróquias e Áreas Missionárias, as imagens deverão retornar à Catedral entre os dias 11 e 14 de dezembro”, explicou Monsenhor Hudson.
No momento da bênção, Dom Zenildo Lima convidou os padres presentes Frei Jomeson Aparício, Pe. Odésio da Silva, Pe. Emanuel Valadão e Pe. Charles Cunha para juntos abençoarem as 13 imagens e pediu que Frei Jomeson fizesse a aspersão da água benta. Fez uma breve explicação do que são os setores e ressaltou a importância de todos que levaram as imagens a fazer momentos de celebração em todas as comunidades, ampliando o amor e a devoção à Mãe de Jesus, que é a Mãe de todos .
“A nossa igreja de Manaus, que já são 100 entre paróquias e áreas missionárias, que são agrupadas em 13 grupos, nós chamamos de 13 setores. A nossa Catedral, numa generosidade e com a ajuda de benfeitores, providenciou estas 13 imagens. Nós iremos abençoar e elas serão levadas para esses setores que, por sua vez, irão proporcionar peregrinação nas paróquias e áreas missionárias das nossas comunidades. A festa da nossa padroeira está nos convidando a essa sabedoria ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’ (João 2,5), a vivermos pautados na inteligência de Jesus, na dinâmica de Jesus. Todos que viemos dos nossos setores iremos levar, incentivar a peregrinação para que todo o povo de Deus possa experimentar a alegria de chegar perto da imagem da senhora da Conceição”, destacou Dom Zenildo durante a bênção das imagens.
Rito da bênção
“O Deus, Eterno e Todo-Poderoso, que não reprovais a escultura ou a pintura de imagem dos santos e santas, uma vez que nós não as adoramos, mas as veneramos, e junto delas meditamos e aprendemos das suas virtudes. Nós vos pedimos que abençoeis e santifiqueis estas imagens da Imaculada Conceição, que irão peregrinar por todas as paróquias e áreas missionárias da Arquidiocese de Manaus, ampliando o amor e a devoção à Mãe de Jesus, que é a Mãe de todos nós, aquela que sempre apontou para o Filho, dizendo: ‘Fazei aquilo que Ele vos disser’. Tudo isso vos pedimos, por Cristo nosso Senhor. Amém”
Fotos: Érico Pena










