Na manhã deste domingo (19/11), a Catedral Metropolitana de Manaus celebrou a VII Jornada Mundial dos Pobres (JMP), tendo como tema: “Nunca afaste de algum pobre o teu olhar ” (Tb 4, 7). Na ocasião também foi celebrado os 69 anos da Rádio Rio Mar e 25 anos da Fundação Rio Mar. A missa foi presidida por Dom Zenildo Lima, bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus e ao final da celebração, agentes de diversas pastorais da Catedral realizaram o gesto concreto da distribuição de café da manhã para pessoas que se encontram em situação de rua.
Ao todo 15 voluntários participaram da preparação das 150 refeições que foram distribuídas para os irmãos em situação de rua. No cardápio teve: pão com queijo e presunto, farofa de ovo, frutas, bolos de diversos sabores e um diferencial que foi a farofa de conserva que fez maior sucesso. “O café da manhã foi realizado pela pastoral da acolhida em parceria com outras pastorais e movimentos pertencentes à Catedral onde todos contribuíram e ajudaram de forma direta e indireta nesse geste de doação aos irmãos mais necessitados”, disse Cinthia Libório, uma das organizadoras do café solidário.
“Não é de hoje que a Pastoral do Povo de Rua promove a possibilidade de as pessoas mais necessitadas possam comer, oferecendo um prato a mais. Que possamos continuar sempre com essa dinâmica e com essa prática, não só os que estão aqui na Catedral, mas também a todos que nos acompanham de casa assistindo essa transmissão. Quem tem a possibilidade de repartir, faça! Quem tem a possibilidade de oferecer, faça! Não enterrem esse talento”, clamou Dom Zenildo Lima antes de dar a benção final.


















Outras vivências de reflexão e ações junto à população em situação de rua realizadas durante essa VII Jornada Mundial dos Pobres (JMP) na Arquidiocese de Manaus foram:
Sexta feira, Missa e Roda de Conversa JMP. Nova e eterna Aliança:


Ação de Saúde em parceria com a UEA no Centro de Acolhida Dom Sérgio Castriani




A Escuta Ativa na Praça da Matriz e arredores com os agentes da PR e Estagiários para Diaconato Permanente



Roda de Conversa sobre a Carta do Papa JMP neste domingo na Cozinha Solidária da Paroquia de São Francisco de Assis, domingo (19/11)


Encontro e distribuição de alimentos ao povo em situação de Rua no Centro de Acolhimento Dom Sergio Castriani, produzido pela Cozinha Solidária da Paróquia de São Francisco de Assis, nesse domingo. Presença dos estagiários diáconos permanente e agentes da PR que refletiram sobre JMP.


No final da tarde deste domingo (19/11), na Catedral com os agentes da PR e estagiários dos diáconos permanentes realizamos encontro de todos os domingos com oração reflexão e distribuição de alimentos.






“Essas ações são realizadas todos os finais de semana na PR. Temos a alegria de poder fortalecer os serviços aos pobres e excluídos, com a profecia de nosso Papa Francisco que clama a urgência de optarmos pelos pobres como caminho de felicidade e salvação. Gratidão a todos que ajudam a esse serviço ser fonte de Vida e Esperança para centenas de pessoas. Paz e Bem!”
Pe. Orlando Barbosa