CNLB elabora subsídio para a celebrar o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas

Para melhor celebrar o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas, no dia 26 de novembro, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) elaborou um subsídio para melhor vivenciar a data neste ano. A publicação baseia-se em quatro premissas: a vocação laical assumida como graça e missão; a Igreja como casa dos cristãos leigos e leigas; a necessidade de superar o clericalismo para que a Igreja seja mais evangelizadora e profética; e o cuidado para com os pobres como testemunho vivo de que somos seguidores de Jesus Cristo.

Também propõe três encontros que ajudam a refletir a vocação e missão do leigo e da leiga como sujeitos eclesiais na Igreja Povo de Deus. O primeiro recorda a missão fundamental que é anunciar a Boa Nova do Reino inaugurado por Jesus; o segundo apresenta a dimensão profética da vocação laical; e, por fim, no terceiro encontro propõe o ‘esperançar’, onde se quer recordar o que pode trazer esperança diante de tantos desafios vividos em busca de justiça e vida digna.


“Já é uma tradição celebrarmos, no último domingo do Tempo Comum, o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas. Neste ano, a celebração marca também o encerramento do III Ano Vocacional da Igreja no Brasil. Desde 2022, estamos refletindo sobre a importância das diversas vocações e ministérios para a vida da Igreja. É na complementaridade das vocações que podemos tornar mais vivo e transformador nosso discipulado missionário”, destaca a presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Sônia Gomes de Oliveira, na apresentação do subsídio.

Confira o subisídio na íntegra:

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários