Os missionários do 5º Congresso Missionário Nacional participaram de uma grande Romaria dos Mártires da Amazônia no domingo, 12 de novembro. A caminhada saiu do Studio 5 – Centro de Convenções em direção ao Centro Cultural Povos da Amazônia onde ocorreu uma missa solene Durante o percurso, os missionários lembraram os mártires que no chão da Amazônia entregaram as suas vidas em favor da evangelização e justiça de tantos povos marginalizados e injustiçados.






A celebração eucarística foi presidida pelo presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Maurício Jardim, e contou com a participação dos bispos dos 19 regionais da Igreja do Brasil e o clero da Arquidiocese de Manaus.
O Centro Cultural Povos da Amazônia, espaço escolhido para a Santa Missa, é marcado pela Celebração Eucarística realizada pelo Papa São João Paulo, em 10 de julho de 1980.

Em sua homilia, Dom Maurício Jardim destacou que a missão exige diálogo e comunhão para anunciar Jesus Cristo.
“Na nossa reflexão sobre o lema do nosso congresso “Corações ardentes, pés a caminho”, o texto de Lucas nos iluminou e recordou que a vida cristã é caminho, que se faz no diálogo e na partilha das nossas vulnerabilidades. Jesus com suas chagas da rejeição, da perseguição, da morte de cruz, encontra-se com os discípulos frustrados que regressam para casa. Jesus é capaz de atender e acolher as nossas vulnerabilidades, iluminá-las com a força do mistério pascal. É necessário acolher e integrar nossas sedes e nossas vulnerabilidades com os olhos da fé. A sede também nos faz sair, procurar, encontrar, como nos recordou a liturgia da Palavra: A sabedoria é encontrada por aqueles que a procuram, ou como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo que nos fortalece”
Dom Maurício Jardim
Ao final da celebração, o anfitrião, Cardeal Leonardo Steiner agradeceu a presença dos bispos da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a todos que fizeram esse momento acontecer e tornaram o local em que ocorreu a missa em um ambiente celebrativo. Também destacou a presença de todos os da Arquidiocese de Manaus que não estão no Congresso Missionário, mas se fizeram presentes para celebrar juntos este momento.
Dom Maurício foi presenteado com o cocar indígena, uma arte local que é um dos símbolos da Amazônia. Em seguida, fez um envio de um missionário do Regional Sul 4 da CNBB, do projeto Ad gentes proposto pelo Programa Missionário Nacional, o padre Josemar Silva, que vai ser presença da Igreja do Brasil junto às comunidades da Arquidiocese de Nampula, em Moçambique.

“O Regional Sul 4 assumiu o que diz o Programa Missionário Nacional e agora está enviando o missionário, o padre Josemar, da Arquidiocese de Florianópolis. Ele está indo para a Arquidiocese de Nampula, em Moçambique. Uma paróquia em que eu estive também há três anos e meio, a mesma paróquia, a paróquia de Larde. Lá tem tantas comunidades, tem um povo que está lhe aguardando para ser presença missionária da Igreja do Brasil. […] Esse envio é algo muito concreto fruto do nosso Programa Missionário Nacional, um trabalho conjunto com o Regional Sul 3 e Sul 4 da CNBB”
Destacou Dom Maurício
O 5º Congresso Missionário Nacional encerra no dia 15 de novembro, no Studio 5, com a Ordenação Episcopal do Monsenhor Zenildo Lima, às 10h.
*A Romaria e Santa Missa foram transmitidas nas redes sociais e ondas da Rádio Rio Mar FM.
Ouça a matéria veiculada na Rádio Rio Mar:
Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar
Edição: Ana Paula Lourenço
Fotos: Érico Pena


































