Durante o momento das comunicações, da manhã do dia 11 de novembro, o Monsenhor Zenildo Lima, eleito bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, apresentou a Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama), da qual é vice-presidente, para os participantes do 5º Congresso Missionário Nacional. Conforme afirmou, trata-se de uma conferência eclesial, que quer articular novos sujeitos, que estão nas nossas igrejas, mostrar o rosto amazônico da igreja.
Monsenhor afirmou que esta conferência está destinada a promover a sinodalidade e a pastoral de conjunto entre as Igrejas dos territórios amazônicos; fomentar a interculturalidade da fé; ajudar a delinear o rosto amazônico da Igreja; e propiciar a tarefa de encontrar novos caminhos para a missão evangelizadora na Amazônia. Tem a missão de levar à frente o que o sínodo para a Amazônia propõe e que tenha o aspecto da sinodalidade e vive o constante desafio de escutar as igrejas locais e para ajustar as suas ações.
Destacou que a Ceama é fruto do Documento Final do Sínodo para a Amazônia que propõe a criação de um organismo episcopal para ajudar a concretizar e articular na realidade amazônica as decisões do Sínodo. Porém, por indicação do Papa Francisco, esse organismo é Eclesial, contemplando também os leigos, sendo esta uma novidade na vida da Igreja.
A presidência da Ceama é composta por cinco pessoas, sendo estes representantes do episcopado, do clero, da vida religiosa, do laicato e dos povos originários: o bispo Cardeal Pedro Barreto como presidente; a indígena Patrícia Gualinga, representante dos povos originários; Mauricio López Oropeza, em representação do laicato; Ir. Laura Vicuña Pereira Manso, representante da Vida Religiosa; e o Monsenhor Zenildo Lima, o clero.
Explicou ainda sua importância para a igreja local, possuindo núcleos temáticos que refletem pontos importantes para a Amazônia, sendo divididos em três eixos: Cultura, Ministerialidade e sacramentalidade, e educação, com a criação do Programa Universitário da Amazônia e a Rede de Educação Intercultural Bilíngue (REIBA).


