Padre Hudson Ribeiro concede coletiva de imprensa sobre sua nomeação para bispo auxiliar de Manaus

Na manhã desta quarta-feira, 8 de novembro, a Santidade, o Papa Francisco, nomeou bispo auxiliar para a Arquidiocese de Manaus, o Padre Joaquim Hudson de Souza Ribeiro. Este é o terceiro presbítero diocesano eleito bispo auxiliar para a Arquidiocese.

Com 24 anos de vida sacerdotal, o então Monsenhor Hudson Ribeiro nasceu no município de Parintins em 31 de agosto de 1973 e iniciou sua caminhada aos 18 anos no Seminário Arquidiocesano São José.  Atualmente é coordenador do Setor Centro Histórico e atua na Pastoral do Povo da Rua, é membro da Pastoral Presbiteral e membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Manaus, além de compor a Comissão Regional de Presbíteros, do Regional Norte 1.

Em coletiva de imprensa para o anúncio do novo bispo auxiliar, o Cardeal Leonardo Steiner leu a carta enviada pelo Núncio Apostólico e expressou alegria com a nomeação.

O nomeado recebeu com surpresa a notícia e diz que não era algo esperado e sonhado, mas que por obediência e em comunhão com os propósitos da Igreja aceitou de todo o coração a missão.

Padre Hudson também coordena o Serviço de Atendimento Psicológico Familiar da Arquidiocese de Manaus (SAPFAM) e o Núcleo de Atendimento Psicológico para crianças e adolescentes que sofreram violência sexual, é assessor do Projeto Içá Ação e Proteção – enfrentamento ao abuso, exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes em 10 municípios do Amazonas.

Ouça a matéria em áudio:

Graduado em Filosofia, Teologia e Psicologia, tem especialização em Psicologia Clínica, em Terapia Familiar, em Mediação Familiar e em Cooperação Internacional, além de mestrado em Educação, doutorado em Ciências e pós-doutorado em Psicologia.

Atualmente é diretor da Faculdade Católica do Amazonas e professor na Universidade do Estado do Amazonas, na Universidade Federal do Amazonas e na Faculdade Salesiana Dom Bosco. Participa de grupos de Pesquisa em Ciências da Saúde e Humanidades, na Rede de Proteção e Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes.

A ordenação episcopal está prevista para a primeira semana de fevereiro de 2024.

Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar

Fotos: Érico Pena – Ascom

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários