Missa de envio presidida pelo Cardeal Steiner encerra o Congresso Missionário Regional N1 – Comire

Após três dias intensos de formação, chegou ao fim na noite deste domingo (24/09) com uma missa presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner, o Congresso Missionário Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte1), que reuniu desde a última sexta-feira (22), no Centro de Treinamento Maromba, cerca de 80 participantes em preparação ao 5º Congresso Missionário Nacional, que também será sediado na capital do Amazonas de 10 a 15 de novembro de 2023.

Ao longo desses três dias de congresso na Maromba, tendo como tema: “Ide! Da Igreja Local aos confins do mundo”, e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”, foi abordado entre os participantes leigos (as) e religiosas (os), a espiritualidade, a formação e a animação missionária, lembrando que o evento aconteceu imediatamente após o fim da 50ª Assembleia do Regional Norte 1 realizado no mesmo lugar, entre os dias 18 e 21 de setembro.

De acordo com a programação apresentada, o congresso dividiu cada dia em um eixo diferente, sendo eles:  escutar, abordando o dinamismo do Espírito Santo na missão da igreja-primazia de graça; discernir, a partir da Amazônia até os confins do mundo-testemunho de Cristo; comungar, despertar a consciência missionária ad gentes – das igrejas locais até os confina do mundo. Além de abordar também o testemunho dos missionários (as) participantes, trabalhos em grupo, oficinas de debate, noite cultural e momentos de oração e espiritualidade.

Assim como no encerramento, a abertura também contou com a presença do Cardeal Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus e Presidente do Regional Norte 1, onde falou sobre a Missão na Amazônia e chamou a descobrir que nos alimentamos dessa grande missão que nos faz mais ser Igreja, a ser uma Igreja toda anunciando, testemunhando, visibilizando o Reino de Deus, insistindo que o caráter missionário da Igreja nasce do envio de Jesus a toda criatura, alimentada, fortalecida e inspirada pelo Espírito.

Entre os conferencistas convidados estava o padre Tiago Camargo, assessor da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, vindo pela primeira vez de Brasília à Manaus e que fez uma abordagem bíblica do tema do congresso que também será o mesmo tema do Congresso Nacional, que não é apenas um ponto de chegada e sim um ponto a ser desenvolvido neste grande processo de missão e evangelização não somente na igreja do Brasil, mas também do mundo todo.

“Queremos com essa reflexão no congresso aprofundar os aspectos que a Palavra de Deus nos ajuda a vivenciar o ser missionário, pois participar de um momento desse na Arquidiocese de Manaus foi uma experiência muito rica por perceber a participação e o engajamento das igrejas locais que nos ajudam a tomar consciência do que é assumir a sua realidade e, a partir daí, conseguir contemplar a realidade universal da missão na igreja”, disse Pe. Tiago.

Para Pe. Genilson Sousa, secretário da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, o objetivo principal do congresso foi despertar ainda mais a cooperação da Igreja pela missão universal. “O olhar eclesial do Regional tem tudo para contribuir para a caminhada da igreja do Brasil mas também na cooperação universal, nos preparando para o congresso nacional onde vamos rever a caminhada da igreja do Brasil e principalmente no que a igreja da Amazônia pode nos ajudar, na nossa reflexão missionária em todos os povos, crescendo neste olhar em saída como diz o Papa Francisco

O Congresso finalizou com a santa missa presidida pelo Cardeal, concelebrada pelos padres Gutemberg Gonçalves e Matheus Marques. Ao fim da celebração, uma bonita homenagem foi realizada a todos os missionários e missionárias das prelazias e dioceses que compõem o Regional Norte 1, assim também como a Juventude e Infância Missionária, que receberam a Cruz Missionária como símbolo do seu envio às missões como uma igreja em saída.

Palavras do Cardeal

“Queridos irmãos e irmãs, nós que nos encontramos por esses dias para sermos os comunicadores da vontade de Deus, da esperança de um mundo melhor e mais fraterno. Podemos realmente anunciar Cristo, mas Cristo crucificado, ressuscitado, transformado e que possamos ter o mesmo desejo e ideal de São Paulo e dispostos a enfrentar tudo. Que esses dias de encontro possa ter despertado em nós ainda mais esse desejo da missão e de anunciar o reino de Deus, sem desistir jamais”

Dom Leonardo em um trecho da sua homilia.

.

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários