Cerca de 140 integrantes do Movimento Terço do Homens, vindos de Manaus e de mais cinco outros municípios, estiveram reunidos desde essa última sexta-feira (08/09), na Casa de Retiro Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, situada na Av. André Araújo, para participar do 9º Retiro Espiritual Arquidiocesano e Regional Norte 1 e Noroeste que esse ano trouxe como tema “A Espiritualidade Mariana como um sinal luminoso do Reino de Deus na Terra do jeito de Maria”.
A programação contou com a missa de abertura no dia 8, presidida por Dom Tadeu Canavarros, bispo auxiliar de Manaus e na sequência foi realizada a celebração do Santo Terço. No dia 9 tiveram três formações, a primeira com Dom Tadeu, com o tema “A humanidade de Maria”, seguida da palestra do Pe. Danival Lopes, assessor espiritual do Movimento, que deu a palestra com o tema: A visita de Maria à Isabel. Pela parte da tarde, Pe. Geraldo Bendaham, coordenador arquidiocesano das pastorais, finalizou a terceira palestra com o tema “Fazei tudo que Ele vos disser”.
De acordo com Herivelton Costa, coordenador arquidiocesano do Terço dos Homens, o encontro bateu recorde de participantes e novamente foi possível ver o brilho nos olhos de cada coordenador e pessoas que estão sendo preparadas para assumir a coordenadoria dos grupos, ao ponto de atrair até grupos que nunca participaram antes de algum retiro e também tendo a participação de representantes de outros municípios fora Manaus.
“Hoje temos um número muito significativo de participantes, incluindo dois de Manacapuru, cinco de Presidente Figueiredo, um de Tefé, um de Nova Olinda do Norte e dez representantes de Santa Isabel do Rio Negro, no Alto Solimões, que é uma viagem muito longa até Manaus. São momentos que estamos alimentando nossa espiritualidade e começamos a perceber novamente o brilho no olhar em cada um e aquela vontade de sair daqui e caminhar junto aos demais padres das paróquias e áreas missionárias da arquidiocese”,
disse Herivelton.
Para Manoel Miranda, coordenador arquidiocesano e Regional Norte 1 e Noroeste, o número recorde de representantes mostra o retorno do interesse e o crescimento do Movimento. “Nós nunca tivemos tantos guerreiros de Maria reunidos como tivemos neste encontrão, o máximo que já tínhamos trazido foi aproximadamente 60 pessoas e isso mostra um crescimento devido ao trabalho que a coordenação tem feito junto aos grupos e também ao apoio do Pe. Danival, sempre buscando caminhar junto à arquidiocese, ao cardeal e ao bispo auxiliar”, explicou.
Um verdadeiro milagre na igreja
“O Terço dos Homens é realmente um milagre para igreja, trazendo homens que estavam afastados e se converteram vivendo o cristianismo, ressuscitando à vida paroquial e isso é muito lindo porque atrás disso tudo está Maria”, disse sorrindo o Pe. Argemiro Francioli, vice-reitor do Santuário Mãe Rainha em Olinda e que também atua como assessor regional dos regionais Norte e Noroeste.
Pe. Argemiro fechou a ultima palestra do encontro na manhã de domingo, tendo como tema “Fidelidade ao carisma e metodologia do Terço dos Homens Mãe Rainha”. De acordo com o padre, que também é o responsável pela Secretaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário de Olinda, onde tudo começou em 1997, o que chama atenção no Movimento foi a expansão rápida em todo Brasil.
“Nós temos atualmente cadastrados junto à Secretaria Nacional, mais de 2 milhões de homens que rezam o terço semanalmente e sempre estou viajando para ver como estão a estrutura e o funcionamento dos grupos, não só com os homens do terço, mas também com os padres e bispos, mostrando o nosso carisma e como vivemos na prática a nossa espiritualidade”
explicou Pe. Argemiro
Fotos colaboração: Arquivo Terço dos Homens
























