A Coordenação de Pastoral da Arquidiocese de Manaus reuniu os membros do Conselho Arquidiocesano de Pastoral na manhã do dia 9 de setembro para tratar dos preparativos do 5. Congresso Missionário Nacional que acontecerá em Manaus, entre os dias 10 e 15 de novembro, para o qual haverão cerca de 800 participantes dentre missionárias(os), padres, irmãs (religiosas), leigos/as e bispos vindos de todo Brasil para refletir sobre a Missão: Ide! Da igreja local aos confins do mundo – com os “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24).
A Arquidiocese de Manaus acolherá este encontro que é organizado pela Pontifícia Obra Missionária (POM), com o apoio local que está sob a responsabilidade da Coordenação de Pastoral e conta com o apoio voluntário dos treze setores e das diversas pastorais e serviços atuantes.
Após o momento de oração conduzido pelo Serviço de Animação Litúrgica (SAL), o coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Manaus, Padre Geraldo F. Bendaham iniciou sua fala destacando a importância da igreja trabalhar em comunhão, seguindo sempre as diretrizes estabelecidas pela igreja e agradeceu a presença e o empenho de cada um em seu trabalho pastoral.
Depois apresentou a programação final do 5° Congresso Missionário Nacional, que inicia no dia 10 de novembro com a acolhida e credenciamento durante todo o dia, tendo missa solene presidida por dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), seguida da solenidade de abertura. Destacou que de 11 a 14, no período da manhã, acontecem as conferências que são abertas para o público de Manaus que não se inscreveu como congressista, mas que tem a oportunidade de participar, tendo que se inscrever o quanto antes no link https://forms.gle/3vx8HbscY2UqEWf37 para questão de organizar a logística necessária para acolher um número maior de pessoas. Para esta modalidade de participação serão destinadas 50 vagas para cada um dos 13 setores da Arquidiocese de Manaus.
Destacou a também a vivência comunitária que faz parte da programação do dia 11 de novembro. Esta atividade acontecerá nas paróquias e áreas missionárias que acolherão missionários, com a organização realizada pelos setores, na qual deverá acontecer momento de conversa, testemunho, visitações e catequese com os bispos congressistas.
Outro ponto destacado foi a Romaria dos Mártires, programada para o dia 12 de novembro, que partirá do Centro de Convenções do Studio 5 até a arena do Centro Cultural Povos da Amazônia, onde ocorrerá uma missa campal aberta a todos.
Padre Geraldo apresentou aos presentes a necessidade de incentivar famílias a participarem do evento acolhendo em suas casas, por cinco dias, alguns dos missionários que virão. Estas poderão se inscrever através do link https://forms.gle/FJGNg1vjfNKSvN4z7
Para este grande evento para a qual se espera mais de 800 pessoas, há um período de preparação programado para o mês de setembro, sendo um deles o encontro para os assessores do pré-congresso missionário, que acontecerá no Auditório Mãe Paula, sede da Cúria Metropolitana, em dois dias: 14/9, pela manhã, às 9h; e 20/9, à noite, às 19h.
Outro ponto tratado foi a programação do dia 22 de outubro, com o pré-congresso e caminhada missionária que serão realizados nos setores. Durante a reunião, alguns dos setores apresentaram o roteiro para este momento, que basicamente deve iniciar com um congresso pela parte da manhã e encerrar com caminhada e missa pela tarde. Esta será uma diferença no evento deste ano, pois ocorrerá de forma descentralizada, nos 13 setores da Arquidiocese, com vistas a permitir que um maior número de pessoas vivencie este momento.
Todos os presentes receberam o texto-base do 5. Congresso Missionário para se preparare para os momentos de formação em preparação para o grande evento, conforme orientou a Irmã Rosanna Marchetti.
Ao final, durante os avisos, algumas das pastorais presentes apresentaram as atividades programadas para o mês de setembro e outubro.





