Arquidiocese de Manaus celebra o 8º ano da Encíclica Laudato Si

No dia 26 de maio a Arquidiocese de Manaus, por meio da Comissão de Ecologia Integral, celebrou o 8º ano da Encíclica Laudato Si, no auditório do Maromba. A celebração contou com a participação de cristãos leigos e leigas, religiosos e religiosas, seminaristas, representantes das dioceses e prelazias do regional Norte 1 da CNBB.

Na abertura tivemos a presença de Frei Paulo Xavier representando a Comissão da Ecologia Integral e Padre Alfredo Ferro, secretário executivo da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

Frei Paulo falou que a família franciscana foi convidada a animar a Comissão de Ecologia Integral e a importância de seguir as diretrizes aprovadas na Assembleia Sinodal Arquidiocesana que aconteceu ano passado. Junta a comissão outros parceiros assumiram o compromisso como a REPAM, SARES, UFAM, JUBILEU Sul Brasil, CIMI, PIAMA e demais instituições que possuem a animação para a Casa Comum. “Queremos animar o cuidado com a Casa Comum na perspectiva de ser transversal na catequese, na evangelização e de toda igreja, não podemos pensar internamente a partir das nossas pastorais, mas essa dimensão da incidência política é importante dinamizar a partir do profetismo da Laudato Si, que é a Ecologia Integral”, disse Frei Paulo.

Padre Alfredo Ferro frisou que a Laudato Si foi acolhida fora da igreja do que dentro da igreja, e que a Conferência Eclesial da Amazônia CEAMA foi criada pela igreja e nasceu para promover a evangelização pastoral na igreja da Amazônia, é fruto do Sínodo para a Amazônia, e que é eclesial pois todos que fazem parte da igreja, padres, religiosos, leigos e leigas, e compreende todos os países da América Lantina, 9 países, PanAmazônia. “Temos um grande desafio na conferência da Amazônia, o Documento de Aparecida já falava de delinear um plano de pastoral da Amazônia, grande desafio, quais são as prioridades, quais as linhas fundamentais que a igreja toda deveria ter para a Amazônia, mas para isso é preciso escutar, ouvir o clamor da Amazônia, das mulheres, os mais pobres, dos explorados, excluídos, a CEAMA tem que escutar as comunidades, os leigos, todo o povo de Deus”, afirmou Alfredo Ferro.

Em seguida Diogo Aguiar, da secretaria da REPAM latino-americana, conduziu o vídeo do Igor Bastos, coordenador Ibero Americano do Movimento Laudato Si, disse que em todo Brasil está acontecendo a Campanha Laudato Si animadas pela CNBB e a REPAM BRASIL. Na mensagem de Igor foi apresentado o Movimento Católico Global pelo Clima em 2015 um pouco antes da encíclica num processo muito longo, em seguida houve a mudança de nome para Movimento Laudato Si com a missão de levar a mensagem do Papa Francisco a partir da Laudato Si,

“Queremos levar essa mensagem as comunidades, para as paróquias, outras organizações e transformar essa mensagem em gestos concretos, em atividades, em maneiras de implementar este documento que o Papa Francisco nos presentou”, falou Igor.

Após a reflexão da importância de viver a semana Laudato Si e de participar da Camapnha Laudato Si, foi apresentado do filme “A Carta uma mensagem a população da terra”, que está disponível no YouTube.

O encontro finalizou com uma benção conduzida por Jôce Mendes e uma ciranda com o canto Amazônia Ancestral.

Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=Rps9bs85BII&t=304s

Informações e fotos colaboração: Patrícia Cabral