Encontro Anual dos Crismandos nos setores pastorais de da Aquidiocese de Manaus

“Ser jovem: servir com alegria!” Este foi o tema do Encontro Anual dos (Bispos com os) Crismandos nos setores pastorais de nossa Igreja de Manaus, realizado pela Catequese Arquidiocesana a Serviço – CAS e Pastoral Vocacional, realizado no dia 21 de maio, nos 13 setores que compõem a Arquidiocese de Manaus.

Conforme a coordenação da Catequese Arquidiocesana a Serviço – CAS, a motivação deste encontro anual foi ser um momento de animação e reflexão, além de favorecer a integração dos crismandos com sua comunidade, para que estes desejem aderir ao compromisso junto à igreja. “Uma oportunidade de reforçar sua adesão à vida e compromisso com a missão eclesial. Essa dinâmica se faz a partir de um tema em sintonia com a proposta vocacional do ano e teve seu ápice com a mensagem do Arcebispo (vídeo) que, de forma pastoral e paternal, estimulou-os ao engajamento”, destacou.

Este ano o encontro seguiu a proposta do Ano Vocacional, partindo do relato de Lucas 24,12-35, que trata da experiência do encontro de Jesus com os discípulos, no caminho de Emaús. A partir daí elaborou-se a dinâmica de trabalho. Os setores puderam usar a criatividade para animar e estimular a participação e envolvimento numa bonita confraternização, um modo de acolherem o convite a se lançar e “ser Igreja em saída missionária”.

“Ressaltamos que estes encontros com crismandos, visam estimular o engajamento e uma confirmação do Batismo por meio do ‘sim’ a Deus através do serviço à Igreja e à sociedade. Em alguns locais houve a partilha de experiências sobre a ação de cada pastoral na Igreja. A maioria dos setores teve a assessoria da Pastoral Vocacional (leigos/as, seminaristas, padres, religiosos/as) e, também houve da Pastoral Juvenil e catequistas. Originalmente, este encontro ocorria em um só local junto com os bispos. Em 2019, realizamos no âmbito das regiões episcopais e, com a pandemia; em 2020 e 2021, realizou-se em formato virtual. Em 2022, foi retomado no nível setorial”, explicou a coordenação.

A participação foi expressiva. Na capital, incluindo Careiro da Várzea (Rio Solimões) e Cacau Pirera e Iranduba (Setor Rio Negro), reuniram-se cerca de 3000 jovens e adultos. A Paróquia N. S. do Perpétuo Socorro (Rio Solimões), se organizou em 5 núcleos e reuniu mais de 160 crismandos. E ainda não acabou, pois houve setor que precisou fazer em duas fases e outro precisou adiar a realização. O Setor Pe. Pedro Vignola não teve como acolher todos os crismandos em um único momento e fez em duas fases: no dia 21 de maio realizou a 1ª fase com 300, e no dia 4 de junho a 2ª fase com outros 325 crismandos. Por outro lado, ainda não foi possível realizar no setor Rios e Cachoeiras.