Imagem peregrina de Sant’Ana, de Óbidos – Pará é recebida em Manaus pela comunidade obidense

A comunidade paraense do município de Óbidos – PA que reside em Manaus está em festa pela chegada da imagem peregrina de Sant’Ana, santa padroeira da cidade Óbidos. No dia 21 de maio, aconteceu a a acolhida da imagem, que chegou no Ferry Boat Comandante Paiva V às 8h, no porto de Manaus, em seguida foi levada em carreata para o Santuário São José Operário, no bairro Praça 14, onde aconteceu uma missa presidida pelo padre redentorista James Batista.

As Festividades da Padroeira Sant’Ana 2023, tem como tema, “Com Sant’Ana, chamados a Servir”, e com o lema, “Corações ardentes, pés a caminho”. De modo especial, o Círio de Sant’Ana completará 169 anos, desde do primeiro Círio que foi realizado em 1854, sendo terrestre e fluvial, de acordo com registros históricos. Neste ano de 2023, o “Círio fluvial” estará completando 85 anos.

Programação da peregrinação em Manaus

O início da peregrinação da imagem de Sant’Ana pela cidade de Manaus, lugar onde se concentra a maior colônia de obidenses fora do Pará, com cerca de 30 mil pessoas, começou domingo, dia 21 de maio, e vai até o dia 10 de junho. Na programação, estão a visitação da imagem peregrina em casas e comércios nos mais diversos bairros da cidade.

No encerramento, em 10 de junho, será realizado o “Jantar de Sant’Ana”, com comidas típicas do Pará, muita alegria e diversão. O evento ocorrerá no Salão dos Espelhos do Rio Negro Clube, no Centro de Manaus. De acordo com a comissão organizadora, tudo que for arrecado no jantar, nas celebrações e nas visitas aos comércios será destinado à padroeira de Óbidos, como forma de agradecimento a Deus a intercessão da Senhora Sant’Ana.

Além da capital amazonense, a imagem peregrina de Sant’Ana visitará Belém, Macapá e Santarém, retornando para Óbidos em 8 de julho. A Festividade de San’Ana 2023 no município paraense, iniciará com o Círio no dia 9 de julho, seguindo até o dia 26 de julho.

Os momentos de celebração são abertos à toda população, sendo todos convidados a participar deste momento de fé e devoção, que há cerca de 20 anos existe na capital, por meio da peregrinação da Senhora Sant’Ana.

História de fé

A devoção à Santa Ana, a Mãe de Maria e Avó de Jesus Cristo, no município de Óbidos – PA, tem origem Portuguesa. De acordo com registros, a procissão fluvial em Óbidos começou em 1935, quando foi criada uma comissão para cuidar das celebrações em honra à santa. Essa comissão era formada inicialmente por casais de jovens. A primeira procissão fluvial era feita por barcos ainda a remo, enfeitada com folhas de taxiseiro, sendo que um barco levava a imagem da santa e o outro com as promessas dos fiéis que eram cumpridas pelos devotos. A procissão era recebida pela população local com muita alegria, com direito a apresentação de banda e barquinhos feitos de limão galego cortado ao meio e uma vela ao centro (hoje são de barquinhos de madeira), que eram soltos na correnteza do rio que banha o município de Óbidos.

Informações: Elisangela Trindade (92) 99449-5933
Redes sociais: @peregrinaçãodesant’anaemmanaus

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários