Mais de 80 mil famílias foram beneficiadas com alimentos pela Cáritas Arquidiocesana de Manaus

Pela terceira vez a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), aborda a fome como temática da Campanha da Fraternidade. A primeira edição ocorreu em 1975 com o tema: “Fraternidade é repartir” e o lema: “Repartir o pão”, em 1985 com o lema: “Pão para quem tem fome” e em 2023 com o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

A Igreja de Manaus por meio da Cáritas Arquidiocesana promove ações sociais com pessoas em situação de vulnerabilidade. Durante a Pandemia de Covid 19, cerca de 80 mil famílias foram assistidas, destaca o Coordenador de Projetos da Cáritas Manaus, Diácono Afonso Brito.

O 2• Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, afirma que mais de 58% dos domicílios brasileiros não têm acesso à alimentação necessária na quantidade e na qualidade e vivem em insegurança alimentar.  E mais de 15,5% da população brasileira, mais de 33 milhões, vivem em insegurança alimentar grave, ou seja, passam fome.

Ouça a matéria em áudio:

De acordo com o motorista Jamerson Moura, a dificuldade na compra de alimentos, fazem com que o consumidor acabe comprando produtos prejudicais a saúde, como enlatados e embutidos. Este é um dos reflexos da insegurança alimentar.

A igreja tem um papel importante com a caridade, a instituição católica é considerada uma das mais caritativas do mundo, em muitos lugares faz o papel do estado.

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar