Com o objetivo de refletir sobre a vocação e missão do catequista e, assim iniciar um processo de animação e melhor acolhida do tema da vocação junto aos catequizandos da etapa da crisma, a Catequese Arquidiocesana a Serviço (CAS) e a Pastoral Vocacional uniram-se para realizar o Encontro Anual de Catequistas de Crisma, no domingo, dia 12 de março, em 10 setores da Arquidiocese de Manaus, reunindo ao todo cerca de 500 catequistas. Foram momentos de reflexão, partilha e sensibilização conduzidos por animadores vocacionais, incluindo sacerdotes, religiosa/os, seminaristas e leiga/os.
Segundo a coordenação do evento, neste ano, a equipe de assessoria refletiu junto aos catequistas o Evangelho segundo Lucas 24,12-35, que trata da experiência do encontro de Jesus com os discípulos, no caminho de Emaús, em consonância com o 3º Ano Vocacional, cujo tema é “Vocação: graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho!”.
“Estes encontros com catequistas, visam fortalecer o protagonismo do catequista de crisma como animador, promotor e acompanhante no discernimento da vocação e, para isso, ele deve sentir alegria de testemunhar o Evangelho e estar sempre disposto ao serviço. A 1ª edição se realizou em maio de 2013. Portanto, é uma experiência de 10 anos que vem sendo realizada de diversos modos. A Catequese Arquidiocesana a articula e anima e a Pastoral Vocacional prepara e conduz a dinâmica de reflexão e trabalho”, destaca Rosalia Gaspar, coordenadora da Catequese Arquidiocesana a Serviço (CAS).
Segundo Rosália, este encontro tem sido realizado desde o ano de 2013 de várias formas: em nível arquidiocesano, reunindo mais de 600 catequistas em um único local; por região episcopal em 2019 e 2020; em formato virtual por ocasião da pandemia, no ano 2021; e retomado o formato presencial, em 2022.
No interior, especificamente nos setores Rio Negro, Rio Solimões e Rios e Cachoeiras não foi possível ocorrer no dia 12 de março, mas estes agendarão uma nova data para promover esta reflexão proposta aos catequistas das paróquias e áreas missionárias do interior.
Confira as fotos do arquivo da Catequese Arquidiocesana a Serviço (CAS)








































