Fiéis celebram o encerramento dos festejos de São Sebastião com procissão e missa campal

A Paróquia São Sebastião Mártir e São Francisco realizou a festa do santo padroeiro, que este ano trouxe como tema: “São Sebastião, protetor contra a fome, a guerra e a peste” e lema: “Salva meu povo, eis o meu desejo”. Os festejos iniciaram com o novenário no dia 11, sempre às 18h com a reza do terço e encerraram nesta sexta-feira (20/01) com procissão e missa solene realizada no Largo São Sebastião, ao lado do Teatro Amazonas, com o altar montado em frente da Rádio Rio Mar. Após a celebração, foi realizada a primeira das duas noites do arraial.

O pároco da Igreja de São Sebastião em Manaus, o Frei Jomeson Aparírio, destacou a importância de fortalecer a fé em Jesus Cristo, com os bons modelos, como o mártir cristão.

“Esse é um momento de fé e devoção, ainda mais nesses tempos tão difíceis onde é tão importante demostrar a nossa fé, nosso amor e o nosso seguimento a Jesus Cristo, como igreja peregrina que caminha, olhando a vida e os modelos de santidade que nós temos”

Frei Jomeson

O dia do padroeiro, assim como todos os anos, contou com uma programação toda especial, com celebrações em vários horários (presencial e virtual) para os devotos e peregrinos, com missa nos horários das 6h, 7h30, 9h, 11h. As 15h teve início o Terço de São Sebastião e por volta das 16h teve início a tradicional procissão pelas ruas do centro da cidade, com a imagem do padroeiro saindo de frente da Igreja São Sebastião, em direção a Av. Getúlio Vargas, passando pelas Av. 7 de Setembro, Av. Getúlio Vargas, até retornar à Rua 10 de julho rumo ao Largo onde foi realizada a missa campal presidida pelo Frei Mário Ivon.

A professora Elcimar Coriolano, de 64 anos, também é devota do Santo. Ela ressaltou que acompanha as tradicionais procissões, em honra ao mártir, há mais de 40 anos, e que as caminhadas se tornaram uma tradição da família.

“A nossa família é toda católica e em nossa família já se tornou uma tradição todos nós acompanhar a procissão junto com a nossa mãe. São Sebastião foi um santo que sofreu muito em sua caminhada de evangelização e esse fato faz com que tenhamos muito mais fé”

Ao chegar no Largo São Sebastião, mesmo sendo ao ar livre, o local tornou-se pequeno diante de tantas pessoas que se amontoavam em pé ou sentadas para prestigiar a Santa Missa diante de um belo cenário digno do homenageado. Durante a sua homilia, Frei Mário, fez uma retrospectiva do que foi abordado nas noites do novenário e deu um destaque no exemplo de vida de São Sebastião, que foi um soldado romano que professava a fé em Jesus Cristo. Por isso foi martirizado pelos companheiros do exército no tronco de uma laranjeira.

“Ao longo dessas noites, nós refletimos São Sebastião protetor sobre a fome, guerra e peste, ele que lutou contra todas essas realidades e nos ensina hoje a sermos perseverantes por meio da Palavra de Deus, ele que foi um exemplo que mesmo diante da tortura e da perseguição, sempre foi fiel a sua fé, pois o cristão e a cristã são pessoas que têm a sua caminhada focada na esperança no Senhor. Hoje somos chamados pelo Senhor a sermos homens e mulheres corajosos, conforme nos ensina São Sebastião que foi perseguido, mas sempre confiou em Cristo, pois nós caminhamos na luz seguindo a vontade de Deus, conforme testemunhou São Sebastião e foi até o fim, entregando a sua vida e assim possamos refletir sobre o chamado de Deus em nossa vida”

Frei Mário Ivon

Fotos contribuição: Zulene PessaPascom NSPS

Informações contribuição: Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários